Política Titulo
Garotinho e Rede Globo travam briga pública
Do Diário OnLine
13/07/2002 | 00:25
Compartilhar notícia


O candidato do PSB à Presidência da República, Anthony Garotinho, e a Rede Globo travaram uma briga pública nesta sexta-feira em razão das fitas que supostamente envolveriam o presidenciável em um esquema de suborno a fiscais da Receita Federal. De um lado, Garotinho diz ter sido "vítima de censura" por parte da emissora. A Globo, por sua vez, acusa o candidato de condicionar a divulgação das fitas à exibição de uma entrevista em que faz ataques aos outros presidenciáveis.

Tudo teve início na segunda-feira, quando Garotinho, em entrevista ao Jornal Nacional, se comprometeu a liberar a transcrição das fitas desde que ficassem de fora os trechos com referências à sua vida pessoal. Essas fitas foram gravadas a partir de grampos telefônicos realizados pelo empresário Guilherme Freire, ex-colaborador de campanha do candidato. Foi Freire quem o acusou de participar do esquema de suborno.

A Rede Globo deveria divulgar a transcrição das fitas na quarta-feira, mas alega que foi surpreendida por uma imposição de Garotinho: o presidenciável só liberaria o conteúdo das gravações se a emissora colocasse no ar declarações suas "com ataques e insinuações sem provas" contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a José Serra (PSDB).

O apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner, informou que, como a emissora não aceitou tais condições, o candidato manteve a censura às fitas. Bonner ressaltou que a emissora havia concordado em não colocar no ar os trechos com referências à vida pessoal dele.

No final da noite desta sexta-feira, Garotinho divulgou uma nota intitulada "A Globo mentiu", em que afirma que a emissora distorce informações e engana a opinião pública. "A TV Globo, numa demonstração clara e explícita de defesa do candidato do governo, se recusou a colocar no ar minhas declarações. Talvez, os interesses econômicos das Organizações Globo estejam se sobrepondo ao bom jornalismo. Diante da postura mentirosa da TV, vamos buscar na Justiça a reparação da verdade", afirma.

Garotinho nega ter feito ataques a outros candidatos e garante que apenas pediu "igualdade de condições". "Agindo desta forma, a TV Globo repete sua trajetória histórica de interferência nos processos eleitorais para a Presidência da República, como fez em 89, ao editar vergonhosamente o debate entre Collor e Lula, dando vitória ao candidato de sua preferência", diz a nota.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;