Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Deficiência de ferro - Dr. Leo Kahn
Leo Kahn
03/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Um dos principais minerais e nutrientes do organismo, o ferro está associado à produção de glóbulos vermelhos e ao transporte de oxigênio dos pulmões para todo o corpo. A sua deficiência, também conhecida como anemia ferropriva, é a mais comum de todas as anemias e ocorre quando o estoque está muito baixo a ponto de a hemoglobina ficar abaixo do normal.

Apesar de o estoque desse mineral ser determinante para a anemia, há vários nutrientes que contribuem para a sua ocorrência, como a deficiência de proteínas, vitamina B12 e cobre.

O ferro é obtido pela dieta, sob a forma inorgânica (encontrada em vegetais e cereais) e orgânica (carnes, ovos e laticínios). Na dieta normal são encontrados de 13 mg a 18 mg de ferro, entretanto, apenas 1 mg a 2 mg são absorvidos pelo intestino. A deficiência acontece quando a quantidade absorvida pela dieta não é capaz de suprir a necessidade do organismo ou não é suficiente para repor a perda sanguínea adicional.

A quantidade de ferro necessária para manter o equilíbrio celular do adulto é de 3 g a 4 g (45 mg/kg de peso corporal), sendo que 1,5 g a 3,0 g encontram-se ligados à hemoglobina, de 3 mg a 4 mg são encontrados no plasma e o restante é armazenado no fígado, no baço e na medula óssea. De 20 mg a 30 mg de ferro são reciclados diariamente a partir dos glóbulos vermelhos velhos, que são removidos da circulação sanguínea pelos macrófagos e retornam à medula óssea, onde são armazenados para o processo de produção de novos glóbulos vermelhos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, essa doença acomete de 600 a 700 milhões de pessoas no mundo, sendo, portanto, um grave problema de Saúde pública, particularmente nos países em desenvolvimento. No Brasil existe uma alta prevalência de anemia em crianças, principalmente nas menores de 2 anos.

Fatores de risco:

- Erro alimentar;

- Hemorragias;

- Fluxo menstrual intenso;

- Miomas uterinos;

- Parasitose intestinal;

- Crianças e adolescentes em fase de crescimento e idosos;

- Cirurgia de redução de estômago.

Sinais e Sintomas:

- Palidez;

- Cansaço;

- Falta de apetite;

- Apatia;

- Palpitações e taquicardia;

- Glossite;

- Queilose;

- Unhas e cabelos frágeis e quebradiços.

O diagnóstico é feito pelo histórico, hábitos alimentares, exame físico, além da realização de exames: hemograma, ferro serico, transferritina, ferritina, sangue oculto nas fezes e de imagem (ultrassom, endoscopia) para investigar a origem de possíveis perdas de sangue.

Saiba mais:

- Dieta equilibrada e rica em ferro é fundamental para prevenir a anemia por deficiência de ferro.

- Os alimentos constituem as principais fontes de ferro e podem oferecer dois tipos diferentes do nutriente: o ferro heme e o ferro não heme.

- O primeiro é encontrado especialmente na carne vermelha e no fígado de todos os animais, assim como na carne das aves, peixes e nos ovos. É mais bem aproveitado pelo organismo.

- A absorção do ferro não heme, existente nas verduras de folhas escuras (espinafre, brócolis, couve, salsa), leguminosas (feijão,lentilhas, grão-de-bico, ervilhas); frutas (uvas, maçãs, nozes, amêndoas,castanhas) é menor e menos eficiente.

- Alimentos enriquecidos com o mineral ajudam a suprir as necessidades diárias.

- O ferro é mais bem absorvido em jejum, seguido por alimentos ricos em vitamina C (laranja, goiaba, morango, limão, agrião, pimentão, vegetais verdes escuros) e alimentos amargos (como alcachofra, jiló e agrião).

- Em crianças, a anemia ferropriva pode afetar o crescimento, a aprendizagem, e aumentar a predisposição a infecções.

- Nas mulheres durante a pós-menopausa e nos homens, o deficit de ferro indica habitualmente perda de sangue pelo aparelho gastrointestinal. Procure um médico.

* Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o site www.vivaintegral.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;