"A economia se recupera progressivamente e de modo firme, principalmente pela demanda do setor privado", comentou o ministro da Política Econômica e Orçamento, Heizo Takenaka.
No último trimestre de 2003, o Japão registrou o maior crescimento entre as economias do Grupo dos Sete Países mais Ricos (G7). O PIB japonês cresceu 1,7% em relação ao terceiro trimestre de 2003, o que equivale a uma alta de 7% calculada a ritmo anual, superando as previsões mais otimistas dos economistas.
A segunda maior economia do mundo obteve deste modo sua expansão mais forte desde os últimos dias de efervescência especulativa dos anos 80. Durante o trimestre abril-junho de 1990, o Japão cresceu 10,5% a um ritmo anual.
Os economistas previam um crescimento mais modesto, de 1,2% para o último trimestre, com taxa de 5% a ritmo anual.
Os Estados Unidos registraram no mesmo período um crescimento de 4% a ritmo anual e nenhum país do G7 cresceu mais de 0,9% entre o terceiro e o quarto trimestres de 2003.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.