Economia Titulo
Fiesp instala regionais de S.Bernardo e Sto.André
Por Frederico Rebello Nehme
Do Diário do Grande ABC
11/12/2004 | 11:33
Compartilhar notícia


A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) finalmente concretizou a instalação das diretorias regionais no Grande ABC. Os empresários Hermes Soncini e Antonio Carlos Henriques são os novos diretores regionais de São Bernardo e Santo André, respectivamente.

A definição foi feita na semana passada, durante reuniões dos empresários com Paulo Skaf, presidente da Fiesp, e integrantes do DAR (Departamento de Ação Regional) da entidade industrial. Na segunda-feira, os diretores da região se reúnem novamente no DAR, em São Paulo, para definir as próximas ações no Grande ABC. Em princípio, a atuação se restringiria apenas às duas cidades.

Soncini, presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de São Bernardo e Região, e também secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo, e Henriques, presidente do Sipan (Sindicato da Indústria de Panificação de Santo André e região), devem definir até o fim de janeiro os conselhos de empresários que irão compor as respectivas diretorias.

A articulação para criação das regionais da Fiesp foi revelada pelo Diário no dia 10 de novembro e costurada por empresários do Grande ABC ligados a Paulo Skaf depois da eleição no sistema de representação da indústria paulista, em agosto. O pleito consagrou Skaf à frente da Fiesp e Cláudio Vaz na presidência do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Soncini, que já integrava a diretoria eleita da Fiesp, e Henriques, integrante da chapa ligada a Skaf derrotado na eleição do Ciesp, foram os principais articuladores dessas regionais.

  "Já estamos fazendo contatos com empresários da região para a formação dos conselhos da Fiesp. Queremos utilizar também a estrutura do Sesi (Serviço Social da Indústria) e do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para reunir essas pessoas", afirma Henriques.

Independente – O presidente do Sipan defende atuação "independente" com relação ao Ciesp. "Nosso trabalho não terá relação direta com o dos Ciesps da região. Vamos atuar de maneira independente, nos reportando diretamente a Paulo Skaf", afirma.

Para Soncini, no entanto, o desenvolvimento das regionais da Fiesp ainda está em "fase inicial". "Ainda estamos nos organizando, não temos estrutura definida. Vamos buscar esse desenvolvimento ao longo do tempo, especialmente com a valorização dos conselhos."

Segundo os dois empresários, a estrutura das regionais da Fiesp contaria apenas com um diretor e o conselho consultivo, diferentemente dos Ciesps instalados no Grande ABC – em Santo André, São Bernardo, Diadema e São Caetano. Na estrutura do centro das indústrias, existe mais de um diretor por regional, além dos conselhos de empresários.

Outras cidades da região ainda não têm diretorias regionais definidas, mas isso pode acontecer em 2005, segundo Henriques, de Santo André. "Isso ainda não foi falado na Fiesp, mas é possível que surjam novos nomes em outras cidades", afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;