Internacional Titulo
Vigiado pela OEA, Fujimori enfrenta oposiçao em pé de guerra
Do Diário do Grande ABC
21/07/2000 | 11:52
Compartilhar notícia


O presidente Alberto Fujimori iniciará no próximo dia 28 seu terceiro mandato consecutivo, sob a vigilância da Organizaçao de Estados Americanos (OEA) e com os partidos da oposiçao prontos para protestear contra o que consideram uma eleiçao ilegal.  

O panorama se complica ainda mais com a ausência anunciada de dez mandatários latino-americanos (de Argentina, Brasil, Chile, Colômbi Costa Rica, Guatemala, Panamá, Paraguai, Uruguai e Venezuela) aos atos de posse presidencial, gesto que a oposiçao itnerpreta como um questionamento à reeleiçao de Fujimori.  Só chegarao a Lima os mandatários Gustaavo Noboa, do Equador, e Hugo Bánzer, da Bolívia.  

É a primeira vez que um presidente do Peru prestará juramento em um ambiente tao tenso, tanto na frente externa quando no plano interno, com os preparativos para a passeata dos quatro sujos, organizada por Peru Possível, o partido do ex-candidato e líder oposicionista Alejandro Toledo.  ``Sujo' é um vocábulo quechua que significa regiao e a denominaçao da passeata se refere à divisao administrativa em quatro sujos do Império dos Incas.

Ao iniciar seu terceiro mandato, Fujimori tem sobre suas costas a responsabilidade de pôr em execuçao um pacote de 29 recomendaçoes apresentadas há um mês por uma comissao do mais alto nível da OEA com o objetivo de aperfeiçoar a democracia peruana, depois das discutidas eleiçoes em segundo turno, dia 28 de maio, quando foi reeleito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;