Economia Titulo
CDHU tem 22,9% de mutuários inadimplentes
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
12/10/2008 | 07:12
Compartilhar notícia


Mesmo com um sistema de habitação desenvolvido para pessoas com baixa renda, na CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), do total de 320 mil mutuários em cobrança no Estado, há 22,9% que estão inadimplentes.

Segundo a companhia, "o Sistema Financeiro de Habitação considera inadimplente o mutuário com mais de três prestações em atraso. A CDHU atende famílias com renda mensal entre um e dez salários mínimos. Mais de 80% da carteira se enquadra na faixa de rendimentos entre um e três salários mínimos".

O número de pessoas com parcelas atrasadas seria maior ainda, de acordo com levantamento feito pela Cadmesp (Consultoria em Defesa dos Mutuários), que aponta que entre os meses de janeiro e setembro deste ano a inadimplência em prédios da CDHU atingiu 50% dos moradores, de um total de 200 mil mutuários. No Grande ABC, de acordo com a entidade, os inadimplentes somam 7.000.

Entre os motivos para o alto índice de devedores, segundo o presidente da Cadmesp, Marcelo Donizetti, estão a falta de negociação por parte da CDHU. "Depois que os moradores deixam de pagar três parcelas, eles não conseguem parcelar a dívida, o que dificulta o pagamento. Não há acordo", avalia Donizetti.

Em nota, a companhia habitacional destaca, que o mutuário pode solicitar, a qualquer momento, a revisão do valor da prestação para adequá-la à capacidade de pagamento. Mesmo assim, alguns mutuários não conseguem manter os pagamentos em dia.

"Para facilitar a regularização da dívida, a companhia lançou o Programa ‘Sempre em Dia', que oferece condições especiais na renegociação de débitos. Por exemplo, os juros anuais foram reduzidos de 12% para 3%", esclarece a nota.

ATENDIMENTO
Para aqueles que devem prestações, ambas entidades oferecem atendimento. No caso da CDHU, para firmar um acordo, basta comparecer aos postos de atendimento, localizados nos Poupatempo ou ir aos escritórios regionais da Companhia. Os mutuários também podem regularizar os débitos pela Internet, pelo site www.cdhu.sp.gov.br.

Já o Cadmesp oferece até dia 3 de novembro um plantão de dúvidas, que acontece na Praça da República, 80, 8º andar, conjunto 803, Centro, capital, ou pelo e-mail cadmesp@cadmesp.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;