Setecidades Titulo
Celebração conta com resgate do Cemitério do Pilar
Por Renan Fonseca
Do Diário do Grande ABC
01/05/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


Começa hoje a 75ª Festa de Nossa Senhora do Pilar, comemoração típica realizada em Ribeirão Pires. A novidade desta edição é a reestruturação da capela e também do entorno. A abertura da cerimônia será com a missa do padre José Silva, às 10h.

O primeiro dia da festa conta com eventos religiosos e históricos, como a apresentação do Hino Nacional em guarani, executada por um coral de índios acompanhados pelo autor da versão, o violonista Robson Miguel.

O músico é responsável pelo resgate histórico do Cemitério do Pilar, marcado para as 11h. Ele protocolou em cartório a descoberta de que o local abriga ossadas de líderes indígenas.

Para melhor receber os visitantes, a Prefeitura de Ribeirão Pires realizou diversos serviços de manutenção na região, que tinha até então aspecto de abandono.

Buracos na Avenida Santa Clara, que dá acesso à igreja, foram tapados. O visual da escadaria também mudou. Os antigos degraus brancos foram pintados com cores da simbologia católica - roxo, verde, branco, vermelho e róseo.

Além da pintura da escadaria, foram feitas a poda do mato, a pintura da cruz de madeira ao lado da capela, o cercamento do cemitério e a construção de uma minicascata com a imagem de Nossa Senhora do Pilar.

Outro fato que será contado ao público durante o resgate histórico é a passagem dos carroceiros que atuavam na região na década de 1940. Cavalos e pôneis de plástico foram instalados no local, sobretudo para agradar às crianças, e devem permanecer após a festa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;