Município já conta com 68 equipamentos e uma
central de monitoramento, que deve ser ampliada
Mauá vai ganhar 200 câmeras de segurança instaladas em prédios públicos. A previsão é que a aquisição dos equipamentos, que está em processo licitatório, comece a ser realizada a partir de setembro.
Atualmente, a cidade mantém central de monitoramento com 28 câmeras nas principais vias e 40 nas escolas municipais. O local funciona desde dezembro de 2013 e é operado pela GCM (Guarda Civil Municipal). A previsão é que haja expansão com a compra dos equipamentos.
As câmeras possuem alcance de imagens nítidas de até um quilômetro e meio, sendo possível observar placas de carros e identificar pessoas em situação suspeita. Tudo é gravado, sendo que as imagens podem ser utilizadas para solucionar ocorrências. Algumas delas possuem flexibilidade de girar em até 360 graus.
De acordo com o prefeito Donisete Braga (PT), a sensação de segurança das pessoas aumenta com o dispositivo. “O monitoramento ajudou bastante na questão de fiscalização do fechamento de bares. Além disso, também temos as divisas com Santo André, Ribeirão Pires, Suzano e Guaianazes, por meio do Rodoanel, que são pontos que têm a nossa atenção”, afirmou.
Desde a implantação da central, o número de ocorrências diminuiu em toda a cidade. Conforme os dados da Prefeitura, em 2013 foram registrados 53 homicídios, já no ano passado foram 46, o que representa redução de 13,21%. O tráfico de drogas caiu 5,74% (de 209 para 197) e o total de furtos teve queda de 11,09% (3.813 para 3.390).
Até a primeira quinzena de junho, foram registrados 18 homicídios, 28 casos de tráfico de entorpecentes e 1.482 furtos. Em regiões mais movimentadas da cidade, como a Avenida Barão de Mauá, foi alcançada redução de 60% na criminalidade.
Para o secretário de Segurança Pública da cidade, Carlos Wilson Tomaz, a tendência é que os números caiam cada vez mais. “Com as câmeras fazemos trabalho de prevenção, ou seja, vai haver menos crimes se as pessoas sabem que tem câmeras ali. Com a expansão da central de monitoramento e a instalação de mais equipamentos em todos os prédios públicos, além de reforço nos sistemas de alarme, creio que os índices vão continuar a diminuir”, disse.
Os 200 equipamentos vão ser instalados no Paço Municipal, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e demais prédios públicos. A compra vai ser custeada com a destinação de emenda parlamentar da deputada federal Keiko Ota (PSB) no valor de R$ 300 mil. Com esse total também serão comprados computadores, impressoras, copiadoras e outros itens para a central.
Além dessa ação, o secretário de Segurança também cita as reuniões de Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança. Participam dos encontros representantes das polícias Militar e Civil, GCM, Prefeitura e líderes comunitários. “Funciona de forma parecida com as reuniões de Conseg (Conselho de Segurança). Porém, acontecem mensalmente, cada vez em um bairro diferente. Discutimos sobre os problemas de segurança daquele local”, disse.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.