São cem obras, a maioria pinturas, além de algumas esculturas e uma tapeçaria. As composições dão conta não só do movimento impressionista, mas também traçam uma espécie de antes e depois do movimento.
"Acompanham esse recorte do acervo uma série de trabalhos que antecederam, ou seja, que foram preparatórios para o impressionismo, além de outros que são decorrentes do movimento, influenciados por ele", diz Beatriz Pimenta Camargo, diretora de exposições do Masp.
"Utilizamos a importante coleção impressionista do museu para buscar com a exibição valorizar esse movimento de destaque da arte universal. O impressionismo marcou a ruptura com a arte academicista, revelou outra forma de olhar dos artistas e influenciou diversos movimentos, como o surrealismo e o dadaísmo, até a arte contemporânea. Foi uma renovação da arte", afirma Beatriz.
Segundo ela, a idéia de apresentar as influências e os influenciados pelo impressionismo, assim como a disposição cronológica dos trabalhos na montagem, tem em vista o didatismo. "Por isso também disponibilizamos um serviço de arte-educação. Já temos uma série de escolas com visitas agendadas para a mostra", diz.
Composições de Renoir, Cézanne e Monet figuram entre as assinadas por impressionistas. Tiziano, Velázquez e Goya estão entre os que influenciaram o movimento. Picasso e Matisse surgem entre os que sofreram influência impressionista. Como motivos trabalhados nas obras estão por exemplo retratos, paisagens e naturezas-mortas.
Conforme Beatriz, as composições já estavam na mostra do acervo do museu, só que agora ganharam esse recorte específico. "É a primeira vez que ocorre no Masp a reunião dessas obras com esse conceito", afirma. A equipe do Masp responde pela curadoria.
As 100 Maravilhas - Impressionismo e Referências - Exposição. No Masp - av. Paulista, 1.578, São Paulo. Tel.: 251-5644. Abertura: terça, das 17h às 22h, para convidados. Visitação: a partir desta quarta. De terça a domingo, das 11h às 18h. Ingr.: R$ 10; R$ 5 para estudantes; menores de 10 anos, maiores de 60 e escolas públicas agendadas têm entrada franca. Até 30 de dezembro.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.