Internacional Titulo
Toledo e Fujimori têm meios distintos para captar eleitores
Do Diário do Grande ABC
10/05/2000 | 16:28
Compartilhar notícia


Faltando pouco mais de 15 dias para o segundo turno das eleiçoes presidenciais peruanas, o candidato da oposiçao Alejandro Toledo pôs em destaque as manifestaçoes em praças públicas, enquanto que o presidente e candidato Alberto Fujimori se limita, por enquanto, a uma campanha na TV.

Os dois, que irao se enfrentar dia 28 de maio, diferem inteiramente em relaçao à conquista dos 14,5 milhoes de eleitores. Eles iniciaram, nesta quarta-feira, viagens no interior do país.

Toledo, nas cidades do Norte, nas quais presidirá pelo menos três atos em menos de 24 horas e, Fujimori, na regiao dos Andes Centrais, onde chegou a bordo do aviao presidencial, para a inspeçao de obras públicas.

O líder de oposiçao da coalizao Peru Possível já percorreu o Sul e a regiao amazônica do país, realizando caravanas e manifestaçoes populares.

Em resposta, os estrategistas de Fujimori optaram pelo lançamento de uma propaganda televisiva em massa na qual o candidato da aliança Peru 2000 promete ``gerar trabalho e bem-estar' se reeleito para um terceiro mandato consecutivo.

Em um vídeo para a TV, cuja difusao começou domingo passado, Fujimori afirma que depois de permanecer 10 anos no poder se dedicará agora à questao do desemprego. ``Quero terminar minha tarefa como presidente deixando um país nao apenas pacificado e em ordem mas com trabalho para todos os peruanos na agricultura, turismo, construçao civil e indústria'.

O atual presidente destaca, além disso, que em seu primeiro e segundo governos (1990-1995 e 1995-2000) foram derrotados ``muitos inimigos da pátria como o terrorismo e a hiperinflaçao' e que agora é a vez de enfrentar o problema do desemprego.

Porta-vozes da Peru Possível fizeram notar que a preferência de Toledo por praças públicas explica-se por ele gostar do contato pessoal com seus eleitores, os quais chega com facilidade por meio de uma linguagem coloquial e popular.

Mas explicam que essa escolha também foi feita tendo em vista que os meios de comunicaçao, especialmente os canais de TV de sinal aberto, geralmente ignoram as atividades dele ou dao versoes diferentes sobre sua mensagem. As redes de TV sao acusadas pela oposiçao de serem muito generosas com Fujimori.

Em meio a suas atividades, Toledo teve tempo para se encontrar com o escritor Mario Vargas Llosa, que está lançando o romance `La Fiesta del Chivo'.

``Tive o privilégio de encontrar-me com ele, conversamos e coincidimos muito em nossas opinioes', disse antes de partir para o Norte do país.

Diversos analistas indicam que o presidente e candidato poderá repetir a estratégia do primeiro turno, dedicando a última semana a encontros diários em todo o país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;