Internacional Titulo
Bachelet pede que Exército puna o neto de Pinochet
Da AFP
13/12/2006 | 12:55
Compartilhar notícia


A presidente do Chile, Michelle Bachelet, pediu nesta quarta-feira ao Exército que puna o neto do ex-ditador Augusto Pinochet, que possui patente de capitão, pelo discurso com conteúdo político pronunciado durante as cerimônias de enterro do avô. O militar defendeu, na ocasião, o golpe de Estado de 1973.

"Isto representa uma falta gravíssima e estamos certos de que o Exército saberá atuar como lhe cabe", disse a presidente, durante entrevista à imprensa no palácio presidencial de La Moneda.

O capitão Augusto Pinochet Molina justificou, na cerimônia fúnebre de terça-feira, a atuação do avô ao derrubar pela força o governo de Salvador Allende em 1973 e criticou a justiça que o processou por violações aos direitos humanos.

Ao se referir ao general Pinochet, o definiu como "um homem que derrotou, em plena Guerra Fria, o modelo marxista que pretendia impor seu modelo totalitário não pelo voto, mas diretamente pelas armas".

Também disse que em seus últimos anos, "a mulher e a família (de Pinochet) eram atacadas por juízes que buscavam mais fama do que justiça", numa velada crítica aos tribunais.

Bachelet afirmou que existem regulamentos dentro do Exército para punir este tipo de conduta, que se afasta do caráter não-deliberante e apolítico estabelecido na Constituição para as instituições de Defesa.

"A instituição tem seu regulamento para tomar a decisão que corresponde à falta cometida pelo oficial", afirmou Bachelet.

A presidente deu suas declarações horas antes de ir, na tarde desta quarta-feira, a uma cerimônia de graduação de novos oficiais do Exército na Escola Militar, mesmo local onde, na véspera, foram realizadas as cerimônias fúnebres do general Pinochet.





Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;