Cultura & Lazer Titulo
TV digital: o que muda?
Cristie Buchdid e Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
02/12/2007 | 07:10
Compartilhar notícia


Começa na noite de hoje uma nova fase na história da televisão brasileira com o início da transmissão da TV digital pelas emissoras abertas para a Grande São Paulo. Alguns especialistas julgam esse momento ainda mais importante do que quando a TV deixou de ser em preto-e-branco e ganhou cores, tecnologia que chegou ao Brasil em 1972.

No entanto, só os telespectadores que tiverem aparelhagem específica poderão notar a diferença ao conferir o sinal digital em alguns programas em HDTV (sigla de TV em alta definição, em inglês, High Definition Television), com qualidades de imagem e som semelhantes às de cinema, infinitamente melhor do que temos hoje por meio da TV analógica.

LANÇAMENTO – A partir das 20h30, cerca de 1.200 convidados estarão reunidos na Sala São Paulo, na Capital, para a cerimônia inaugural do sistema, que contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além de outras autoridades e ministros.

Band, Globo, Rede TV!, Record, Cultura e SBT vão transmitir, em rede nacional, o pronunciamento, que terá duração de 12 minutos. Estão previstos discursos da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, e do ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Os jornalistas Ricardo Boechat (Band), Rodolpho Gamberini (Rede TV!), Carlos Nascimento (SBT), Heródoto Barbeiro (Cultura), William Waack (Globo) e Marcos Hummel (Record) se revezarão no anúncio da chegada da TV Digital.

Nos moldes de um telejornal, cada um abordará os vários aspectos que serão oferecidos pelo sistema.

HOJE NA TV - Para fazer sua estréia na era digital, algumas emissoras preparam programações bem discretas.

A introdução da HDTV será gradual. Como ainda são poucos os programas produzidos no Brasil em alta definição, muitas emissoras vão investir inicialmente em filmes.

A Record transmite hoje na sessão Tela Máxima, às 22h, Garfield, o Filme, em HDTV (daí a interferência de nossa editoria de arte na cena acima. Na animação, o gato não porta um controle remoto).

O SBT exibirá em alta o filme Alexandre, o Grande, às 20h45, logo após o pronunciamento do presidente Lula.

A Globo fará a estréia do formato full HD (um sinônimo) com o primeiro episódio de Mundos Invisíveis, no Fantástico. Na série, o astrofísico Marcelo Gleiser mostrará, por meio de construções históricas, como o conhecimento da matéria levou às conquistas tecnológicas modernas. O programa foi gravado totalmente em HDTV no Brasil e no exterior.

Logo após o Fantástico, as transmissões em alta definição não param na Globo. Será exibido o filme Piratas do Caribe – A Maldição do Pérola Negra, no Domingo Maior.

Saindo das opções de filmes, a Band escolheu para levar aos telespectadores na noite de lançamento da TV digital, a exibição, às 21h15, um show do cantor Andrea Bocelli, ao ar livre, no Teatro del Silenzio, gravado em julho na cidade natal do cantor, Lajatico, na Itália. A idéia é mostrar os benefícios da imagem digital com as belas paisagens do local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;