Setecidades Titulo
Farmácia de alto custo será ampliada
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
18/07/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Depois de vários adiamentos, o governo estadual garante para o próximo mês a inauguração da farmácia de alto custo do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. Em um espaço de 800 metros quadrados, a unidade terá 22 guichês para atender as cerca de 30 mil pessoas cadastradas da região.

A farmácia, que será a 22ª do Estado, será totalmente informatizada para agilizar o atendimento. A estimativa é de que as pessoas sejam atendidas no máximo em uma hora, garantiu a coordenadora de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde do Estado de São Paulo, Maria Iracema Guillaumon Leonardi.

O Estado investiu cerca de R$ 300 mil nas obras de reforma e ampliação no espaço do hospital. "Estamos acelerando para que tudo esteja em ordem e possamos inaugurá-la no dia 4 de agosto", afirmou Maria Iracema.

RECEPÇÃO
Para que o atendimento seja otimizado, cerca de 22 funcionários estarão distribuídos em guichês. Eles receberão o pedido do medicamento e registrarão no computador todas as informações necessárias. Após esse procedimento, os documentos serão devolvidos para a pessoa, que passará por um segundo atendimento. Nesse processo, um médico fará a liberação do remédio seguindo protocolo do Ministério da Saúde.

"Da maneira que é atualmente, cerca de oito funcionários ficam num único balcão. Esse processo demora muito", explicou a coordenadora.

A farmácia funcionará duas horas a mais, tendo expediente de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

ESPAÇO
Diferentemente do atual ponto da farmácia hoje, a nova sede terá 200 lugares para acomodar os pacientes, num ambiente climatizado e com estrutura de banheiros. A equipe total terá 75 funcionários entre atendentes e médicos.

PERFIL
A farmácia da região continuará atendendo cerca de 1.000 pessoas diariamente. No local são distribuídos 236 tipos de medicamentos.

A ampliação da farmácia é prometida pelo Estado desde novembro do ano passado. Desde então, a data de inauguração foi adiada várias vezes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;