Economia Titulo
TAM e Varig decidem adiar fusão
Por Do Diário OnLine
10/02/2004 | 14:17
Compartilhar notícia


A TAM e a Varig decidiram adiar por pelo menos dois anos a fusão entre as duas empresas. Apesar disso, as companhias aéreas pretendem criar uma nova empresa para manter o sistema de compartilhamento de vôos, conhecido como code-share.

A decisão foi anunciada nesta terça-feira durante reunião no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Segundo o consultor do banco Fator que trata da fusão, Luciano Coutinho, as empresas constataram que a união não é recomendável por necessitar de um grande volume de recursos para redução de dívidas e saneamento de passivos.

Mas, com a nova empresa, TAM e Varig conseguiriam promover uma reestruturação e reduzir riscos e dívidas ao longo dos próximos dois anos. O code-share permitiu que as empresas terminassem 2003 com lucro operacional.

A nova empresa seria responsável por uma série de operações consideradas rentáveis pelas empresas, como emissão automática de bilhetes, utilização do sistema de atendimento ao usuário e definição de políticas tarifárias.

O relator do processo, conselheiro Thompson Andrade, disse que o órgão não tem posição firmada ainda sobre a proposta e precisará de alguns dias para tomar uma decisão a respeito.

Proposta - Pelo modelo apresentado ao Cade, o novo sistema seria implementado no prazo de 120 dias após a aprovação do órgão. O projeto ocorreria em quatro fases até atingir 60% da malha aérea das duas empresas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;