Setecidades Titulo São Bernardo
Usuários de droga dominam Saracantan

Praça do bairro virou ponto de encontro de viciados; moradores vivem acuados

Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
13/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Ser vizinho da Praça Laynor da Costa Limac, entre a Rua Gino Guazzelli e a Avenida Pery Ronchetti, no Jardim Saracantan, em São Bernardo, custa caro aos moradores. Sem nenhum tipo de repressão, o local virou ponto oficial de uso de drogas na região. Maconha, cocaína e crack fazem parte da rotina dos jovens que frequentam o local. Segundo os moradores, o movimento é constante, mas se intensifica a partir das 18h.

"Moro há mais de 40 anos aqui e nunca tinha visto nada igual. Eles fazem barulho a madrugada inteira, ficam ouvindo música e a droga rolando ali no meio", disse uma moradora.

Com medo, eles preferem não se identificar. Dizem que quem chama a polícia ou se queixa publicamente, sofre represálias. Há registros de moradores que tiveram de se mudar. Por isso, preferem conviver pacificamente com os viciados, desde que eles não mexam em suas casas. "Aí a torcida passa a ser para o vento. Por que se estiver sentido minha sala, o cheiro da fumaça vem todo para dentro", reclamou.

A Prefeitura informa que o local recebeu obras de pequenas melhorias no fim de 2011. Mas os moradores rebatem e dizem que foram insuficientes. Até a placa de identificação do local foi arrancada pelos viciados para ser vendida, e o dinheiro trocado por drogas. Durante o horário de verão, a quadra de esportes tem de ser esvaziada pelas crianças, que estão em férias. "Eles não se importam se a galera está jogando futebol. Continuam lá, cheirando e fumando", disse um jovem do local.

A promessa é de melhorias. A Prefeitura diz que a iluminação do local é suficiente e promete rondas intensivas da Guarda Civil Municipal. Policiais militares que faziam patrulha no bairro disseram que têm conhecimento do problema, mas os viciados correm ao observar a viatura à distância. Ambos apontam que os moradores não fizeram reclamações formais sobre o problema.

"Não tem o que dizer. Não há tráfico, apenas jovens se drogando. Alterados é que eles passam a ser violentos. Já tive de conversar com eles várias vezes e em muitas delas surtiu efeito. É que agora tão passando dos limites."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;