Política Titulo
Alckmin pede votos para Brandão de olho em 2006
Por Illenia Negrin
Do Diário do Grande ABC
22/10/2004 | 09:16
Compartilhar notícia


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve nesta quinta pelo segundo dia consecutivo na região, desta vez como cabo eleitoral do tucano Newton Brandão, em Santo André. A visita relâmpago durou menos de uma hora e foi marcada por um tumulto que quase acabou em pancadaria depois de a comitiva tucana ter encontrado um grupo de petistas no calçadão do Centro. E, em vez de um candidato em campanha, parecia haver dois. Alckmin foi, de novo, a estrela do passeio. Durante todo o tempo foi ovacionado como o "futuro presidente da República" pelos cerca de 400 militantes que acompanharam o trajeto. Apesar do coro popular, que já o vê como substituto de Lula, o governador, cauteloso, disse que ainda é cedo para pensar em 2006.

"Cada coisa tem seu tempo. Agora é 2004. É eleição municipal. Só sou candidato a fazer um bom governo em São Paulo. Amasso barro, acordo cedo e durmo tarde", despistou Alckmin, que é um dos nomes fortes do PSDB para concorrer ao Palácio do Planalto e quarta esteve em Diadema.

O tucano Brandão evitou falar com a imprensa, a não ser com os jornalistas ligados à própria campanha. Além das centenas de militantes que agitavam bandeiras e gritavam palavras de ordem, a comitiva foi encorpada por aliados do segundo-turno, como o vereador mais votado Aidan Antonio Ravim (PDT); o futuro prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira (PSDB); Leonel Damo (PV), que ainda está na disputa em Mauá, e Wilson Bianchi (PMDB), terceiro colocado na primeira etapa em Santo André.

O governador chegou a Santo André por volta das 12h30, de helicóptero. Desde que a passeata teve início, não teve um minuto de sossego. Uma multidão se espremia ao longo da rua Campos Sales, e o cordão de isolamento formado em torno da dupla Alckmin e Brandão pouco surtiu efeito. Eles passaram grande parte do tempo encurralados na calçada, e só com muito esforço era possível enxergar os dois. Só quem esperava na porta dos comércios conseguiu ganhar um sorriso do governador, e alguns mais sortudos conseguiram tirar fotos ou dar-lhe a mão.

Meia volta - O tour eleitoral deveria seguir por todo o calçadão da rua Coronel Oliveira Lima, mas não passou de uma volta no quarteirão - volta bastante demorada, diga-se, que durou cerca de 40 minutos e teve direito a paradinha para um café expresso. Os organizadores tiveram de mudar o trajeto de última hora, e encurtar o caminho pela rua 1º de Maio. O motivo: no meio do calçadão, um grupo de cerca de 100 petistas aguardava com bandeiras e apitos a chegada dos tucanos, que decidiram não aceitar a provocação, pegando um atalho. Houve muita gritaria, bate-boca, um ou outro empurra-empurra. Mas não passou de um atrito de rotina.

Sobre o incidente, o governador disse já estar acostumado com a postura dos petistas. "No tempo do Mário Covas foi assim, éramos agredidos durante a campanha. Procuro evitar provocação", disse.

No "tempo do Mário Covas", durante campanha para o governo do Estado, em 1998, Geraldo Alckmin era o vice da chapa do PSDB que concorria à reeleição. O segundo-turno foi disputado contra Paulo Maluf (PP). Na época, quem apoiou os tucanos em Santo André foi o prefeito Celso Daniel e o vice João Avamileno. Newton Brandão e Duílio Pisaneschi pediram votos para Maluf. Hoje, seis anos depois, o discurso é outro. "Isso é a democracia. Já apoiamos a Marta Suplicy em São Paulo. E já fomos apoiados pelo PT em outras ocasiões. É normal", justificou Alckmin.

Duílio agradeceu a mãozinha do governador, passados seis anos desde que subiram em palanques diferentes. "Hoje estamos juntos, no mesmo barco. Essa é a democracia que temos em nosso país, graças a Deus. O apoio do governador é importante para nós, demais da conta", afirmou o vice de Brandão.

Ao final da caminhada, o governador disse acreditar numa virada do tucano no segundo turno e classificou a disputa como "uma luta entre Davi e Golias". "Tivemos menos recursos que o adversário. E Brandão é o guerreiro do bom combate", elogiou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;