Setecidades Titulo
Premiado dramaturgo não troca a ‘pequena e bonitinha’ cidade
Do Diário do Grande ABC
28/07/2007 | 11:02
Compartilhar notícia


Um dos principais representantes da produção teatral infanto-juvenil, Vladimir Capella divide sua vida entre o conforto do lar sancaetanense e a aventura dos palcos paulistanos.

Autor, diretor, ator e músico, ele passou seus 55 anos vivendo na mesma “pequena e bonitinha” cidade, como o próprio define São Caetano.

O trabalho e a rotina oferecem oportunidades, mas Capella não troca a cidade natal por nada. “Essa coisa de cidade grande me assusta”, admite o artista.

Morador do Centro e autodidata, o dramaturgo começou sua carreira produzindo música para o teatro. Atuou e, finalmente, a partir de 1978, escreveu e dirigiu Panos e Lendas, espetáculo destinado ao público infantil, que lhe rendeu os prêmios Mambembe, Governador do Estado de São Paulo e Molière.

Carreira - O ótimo resultado da realização traça o rumo da carreira do diretor Capella, voltada para o teatro infantil e juvenil.

Suas produções – que, ao todo, somam 15 textos para o teatro e um romance infanto-juvenil – sempre foram aclamadas pela crítica especializada.

Durante os quase 30 anos de palco, Vladimir Capella montou outras premiadas peças: Avoar, Maria Borralheira e Píramo e Tisbe. Também de sua autoria, O Homem das Galochas e Clarão das Estrelas confirmam a qualidade poética de seus textos.

Mesmo com peças destinadas às crianças e aos adolescentes, as platéias recebem muitos adultos e o autor passa a ser conhecido por atingir público de todas as idades. Os temas inovadores e o cuidado cênico encantam filhos, pais e críticos.

Atualmente, Capella dirige o espetáculo Tristão e Isolda, em cartaz até novembro no Teatro Popular do Sesi, em São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;