Em festa, São Caetano inaugura oficialmente o seu primeiro sistema de energia...
Domingo, 13 de junho de 1915. Em festa, São Caetano inaugura oficialmente o seu primeiro sistema de energia elétrica, por iniciativa da Companhia Melhoramentos de São Caetano, responsável pelos primeiros loteamentos urbanos do Centro novo da cidade.
A festa começou às 18h, quando o tenente Marcinio Pereira da Costa, ajudante de ordens do secretário da Justiça e Segurança Pública do Estado, Eloy Chaves, acionou a ligação da luz. A comemoração prosseguiu até as 23h.
Nomes hoje consagrados em vias públicas, no Grande ABC e em São Paulo, estiveram presentes, entre os quais o prefeito de São Bernardo, coronel Saladino Cardoso Franco, coronel Mariano Pamplona e seu filho Armando Pamplona, diretores da Companhia Melhoramentos.
Armando Pamplona levantou um brinde ao doutor Rodrigues Alves, presidente do Estado – hoje seria governador.
Vários representantes da imprensa estiveram presentes. Na terça-feira, dia 15, as notícias pipocam na imprensa paulistana, em jornais como O Estado de S.Paulo e Correio Paulistano.
“Ao champagne usaram da palavra vários oradores, que saudaram os diretores da Companhia Melhoramentos pelo importante melhoramento que acabara de ser inaugurado”, escreve o Estadão.
- “Às 18 horas e meia a comissão ofereceu aos convidados uma lauta mesa de doces e vinhos finos”, destaca o Correio Paulistano.
A comissão citada era integrada por Serafim Constantino, doutor Carlos Veiga, Alfredo Moacyr de Godoy (o jornalista que lançava no mesmo dia o jornal O Progresso) e doutor Armando Leal Pamplona.
Outro nome citado pelos jornais é o de Antonio Gonçalves Pereira, o primeiro a falar, em nome da Companhia Melhoramentos.
Depois das 23h, quando a festa terminou, os convidados foram conduzidos à Capital em trem especial. Da comitiva faziam parte os músicos de uma banda paulistana que abrilhantou os festejos.
Martins na Academia Paulista
A Academia Paulista de Letras, na noite de quinta-feira, dia 11 de junho, elegeu o escritor José de Souza Martins sucessor de Inezita Barroso, morta em março, na Cadeira nº 22, que tem como patrono João Monteiro, que foi professor e diretor da Faculdade de Direito. Essa cadeira foi ocupada, sucessivamente, por Estêvão de Almeida, pai do poeta Guilherme de Almeida, o próprio Guilherme de Almeida, o historiador Raimundo Menezes, o historiador Odilon Nogueira de Matos e a romancista Ruth Guimarães.
José de Souza Martins é o primeiro nativo do Grande ABC, onde cresceu, estudou e trabalhou, a fazer parte da Academia. Nasceu em São Caetano, em 1938, e ali viveu até 1961, quando ingressou no Curso de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo. Publicou 34 livros no Brasil e alguns dos quais foram traduzidos para outras línguas e publicados, total ou parcialmente, em outros países. Foi responsável pela sucursal do jornal News Seller (atual Diário), em São Caetano. É colunista do jornal O Estado de S.Paulo.
Santos do dia
Santo Antônio. Século 17. Barro cozido e policromado. Coleção Cúria Metropolitana de São paulo.
Imagem faz parte da exposição Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz). Curador: Dalton Sala.
- Antônio de Pádua e de Lisboa
- Peregrino
- Aquilina
Hoje
- Dia do Detetive Profissional
- Dia do Turista
Reencontro
Normalistas de 1965 do Américo Brasiliense. Reencontro: quinta-feira, dia 25. Contatos: Tokie Munekata, (11) 4365-3251; José Nicoletti, (11) 9-8423-8339; e Ruth da Costa Varjão, (11) 4425-4860.
Seguem dez formandas do 3º Normal B:
- Alice Barbosa Sandoval
- Alizete Duaik
- Ana Maria M. Fontes
- Aparecida Pellegrin
- Arminda Ramos da Fonte
- Ceni Rabello
- Cleide de Lemos
- Cristiane E. da S. Zanirato
- Deize Ramos Fini
- Ilza Berelli
Continua
Diário há 30 anos
Quinta-feira, 13 de junho de 1985 – ano 28, nº 5849
Manchete – Eleição em dois turnos não passa na Câmara hoje
Câmara Federal votaria projeto regulamentando as eleições municipais marcadas para novembro de 1985.
Mauá – Prefeito Leonel Damo quer que Estrada Sônia Maria seja pavimentada pelo Estado; Prefeitura inicia em um mês a pavimentação de ruas no Jardim Ipanema.
Em 13 de junho de...
1915 – Visita Santo André o agricultor Petrônio Afonso de Assis, de Goiás.
- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Protesto da Áustria contra o bloqueio da costa alabanesa pela Itália’
1975 – Delegado de Santo André, Jorge Miguel, manda fechar parque de diversões e estande de tiro ao alvo no bulevar da Oliveira Lima, em Santo André, que não tinham alvará e permitiam a presença de menores em salas de jogos.
Municípios Paulista
Celebram aniversário hoje: Adamantina, Cordeirópolis, Coroados, Guaratinguetá, Junqueirópolis, Macatuba, Marinópolis, Martinópolis, Mirassolandia, Ocauçú, Paraibuna, Pradopolis, Quatá, Rancharia, Santo Antonio da Alegria, Santo Antonio da Posse, Santo Antônio do Pinhal, Suzanópolis, Taiúva e Urânica.
Nas Ondas do Rádio
Viagem no Tempo. Internet: www.viagemnotempo.net. Música, notícias e história. Produção e apresentação: Marcelo Lopes Duarte, diretamente do Jardim Alvorada, Santo André.
Estadão FM (92,9). Estadão Acervo. Geraldo Nunes informa e comenta sobre as atrações do seu programa:
Vamos falar sobre o Santo Antônio. Quem foi, quais os milagres e quais as histórias que fizeram dele o santo casamenteiro.
O programa traz também as curiosidades sobre o Museu da Farmácia que fica na Santa Casa de São Paulo.
E uma boa nova: um pesquisador encontrou músicas inéditas de Carmem Miranda, a serem apresentadas nesta audição.
Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.
Rádio ABC (1570). Causas Nobres. Antonio Dalto fala do tema do programa de hoje e já adianta o próximo:
Vamos homenagear neste sábado o Dia dos Namorados, com a participação dos ouvintes que poderão narrar, ao vivo, fatos relacionados ao tempo de namoro.
Sábado seguinte já temos agendada a visita de Inezita Awada, presidente da Federação das Entidades Assistenciais de Santo André, a Feasa. Hoje, às 10h.
Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). </CF>Milton Parron enumera o script do seu Memória:
- Aproveitando o início da Copa América, vou apresentar um Memória com as músicas e os hinos que foram muito executados nos países vencedores dos mundiais de futebol.
- Os hinos referem-se aos respectivos anos das conquistas.
- Como ilustração, claro, reprisaremos muitos gols e lances que ficaram na memória dos torcedores.
Hoje, às 23h; amanhã, às 5h, com mais reprise numa das madrugadas seguintes.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.