Terminou ontem a greve dos servidores do Saned (Companhia de Saneamento de Diadema). A categoria, que exigia reajuste real de 5%, aprovou ontem de manhã, em assembleia, a proposta da empresa de 5,49% de aumento, sem desconto da inflação.
"O ganho real para classe será de 0,44%", afirmou o presidente do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente), Rene Vicente, alertando, no entanto, que o aumento no pagamento de benefícios para os funcionários foi fundamental para o acordo.
"A empresa manteve o proposto nas emendas de negociações que era aumento da cesta básica, convênio médico, vale-refeição. Esse subsídio aumentou até 14% em alguns itens. No plano médico, chegou a 30%", disse o sindicalista.
A expectativa do Sintaema é que a diferença salarial dos retroativos e o novo valor de pagamentos chegue nos próximos holerites. "Estamos negociando esse aumento desde maio, que é nossa data-base. Então, a empresa deve restituir essa diferença logo."
Reunião - A intermediação do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) foi fundamental para que os 370 servidores voltassem ao trabalho. Após reunião infrutífera na segunda, sindicato e empresa voltaram a encontrar-se anteontem no tribunal, em audiência conciliatória. "Eles propuseram valor maior e, como a categoria resolveu acatar, voltamos ao trabalho logo às 8h da manhã", afirmou Vicente.
A diretoria da Saned já havia afirmado que o valor de 5,05%, proposto no início da semana, mexeria muito no orçamento da autarquia. "Com os benefícios, muitos trabalhadores alcançariam aumento real de 5%", advertiu o diretor econômico da empresa, Antônio Carlos dos Anjos. O Diário tentou novo contato com a diretoria do Saned ontem, mas não conseguiu retorno até o fechamento desta edição.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.