Memória Titulo Memória
Prefeito Saladino visita a Vila Monte Alegre

Nesta data, há 85 anos, o prefeito Saladino Cardoso Franco visitava a Vila Monte Alegre...

Ademir Medici
11/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Nesta data, há 85 anos, o prefeito Saladino Cardoso Franco visitava a Vila Monte Alegre, em São Caetano. A notícia foi enviada ao jornal O Estado de S.Paulo pelo correspondente Raul Votta. No local, prefeito e engenheiro-chefe da Prefeitura, Plínio Branco, foram recebidos pelos proprietários, Francisco Canger e Simão Heinsfurter, que apresentaram os terrenos a serem doados à municipalidade para a construção de um novo grupo escolar (dois mil m²), caixa-d’água e parque público (50 mil m²).

Urbanizavam-se antigos lotes coloniais outrora cultivados por imigrantes italianos. Transformava-se o distrito de São Caetano com a indústria que chegava – da General Motors às unidades da Matarazzo. Investir em vilas operárias era um ótimo negócio, mas tudo, ou quase tudo, estava por se fazer em termos de obras públicas e urbanização.

Para a construção do chamado 2º Grupo Escolar de São Caetano, a Prefeitura reservara 100 mil tijolos. E o grupo de fato foi erguido, no espaço ocupado hoje pelo Edifício Di Thiene.

Vila Monte Alegre nascia como uma extensão do chamado Centro novo de São Caetano, do lado de cá da linha férrea – o Centro antigo é o ocupado pelo bairro Fundação, ao longo do Ribeirão dos Meninos.

Escrevia o correspondente do Estadão: “O terreno destinado ao parque será arruado e arborizado pela Prefeitura. Serão aproveitados os acidentes naturais, o que tornará mais interessante aquele futuro logradouro público.”

NOTAS

- Em 1930, Monte Alegre já existia há 15 anos. Foi um dos primeiros loteamentos urbanos do Grande ABC, aberto há exatamente um século – o que merecia uma celebração.

- São Caetano pertencia, como distrito, ao município de São Bernardo.

- O prefeito Saladino despachava em outro distrito, Santo André.

- Canger e Heinsfurter, citados na notícia de 1930, inscrevem seus nomes no empreendedorismo de São Caetano ao comprar grandes áreas, transformando-as em lotes urbanos e trazendo benefícios como a luz elétrica, iluminação pública e até mesmo um jornal, como veremos amanhã e depois.

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Diagrama-se o primeiro jornal de São Caetano, O Progresso: história centenária.

Santos do dia

- São Francisco de Paula. Século 18. Barro cozido e policromado. Proveniente da capela de Santa Luzia de São Paulo.

Imagem faz parte da exposição Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz). Curador: Dalton Sala.

- Barnabé. Apóstolo. Natural da Ilha de Chipre.

- Paula Frassinetti

- Parísio

Diário há 30 anos

Terça-feira, 11 de junho de 1985 – ano 28, nº 5847

Manchete – Carro a álcool atinge a marca dos dois milhões

Política – Prefeito Gilson Menezes fala na CEI da Câmara de Diadema contra o PT.

Grande ABC – Metrô inicia obras do trólebus em uma semana.

Primeira Divisão – O Santo André consegue a primeira vitória no campeonato e o 100º gol desde o acesso à Primeira Divisão com os 2 a 1 sobre o Juventus, domingo, na Rua Javari. A vitória veio aos 48 minutos do segundo tempo com gol de Rotta.

Segunda Divisão – Em Bragança Paulista, Bragantino 0, São Bernardo 0; no Lauro Gomes, em São Caetano, Saad 0, Taubaté 2. Cai o técnico Jacob Bernardom; assume Hamilton Cunha.

Polícia – Motoqueiro morto com tiro nas costas em São Caetano.

Hoje

- Dia da Marinha Brasileira

- Dia do Educador Sanitário

Em 11 de junho de...

1865 – Brasil e Paraguai enfrentam-se na confluência das águas dos rios Paraná e Riachuelo, no maior combate naval da América do Sul. É a Batalha do Riachuelo.

Morrem 107 brasileiros, mas o Brasil sai-se vencedor, sob as ordens do comandante Barroso, que profere uma frase que ficaria famosa: “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”

1895 – Nota publicada pelo Estadão: ‘Seguiram para São Bernardo 1.358 imigrantes vindos pelo vapor Amozone’.

1905 – São Bernardo realiza a festa maior do Divino Espírito Santo, com missa solene às 10h30, pregação pelo arcipreste Esequias Galvão de Fontoura e participação da orquestra do Orfanato Cristovão Colombo, de São Paulo. Às 16h saída da procissão do Divino pelas principais ruas da vila, hoje Centro de São Bernardo.

1910 - O prefeito Alfredo Flaquer sanciona a lei municipal número 70, que amplia o perímetro topográfico da Estação de São Bernardo (Santo André), do Rio Tamanduateí até o Caminho do Pilar.

1915 – Encerram-se as aulas do Grupo Escolar de Santo André. Após o recreio, o batalhão infantil da escola faz uma passeata nas ruas próximas e, no pátio interno, um exercício de ginástica.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os combates ítalo-austríacos nos vales e na região de Isonzo’.

1925 – Emílio Schoeps nasce na Rua das Moções, em Santo André. Fotógrafo como o pai, integrante do Câmera Clube local, foi professor da Escola Profissional Júlio de Mesquita.

1930 – Júlio Prestes, presidente eleito do Brasil, viaja para os Estados Unidos.

1960 – Rádio Clube, de Santo André, volta a transmitir o programa Peneira Rhodine, de calouros, irradiado diretamente do ginásio do CA Rhodia, em Santo André. Na animação, Miguel Romera.

Reencontro

Normalistas de 1965 do Américo Brasiliense. Reencontro: quinta-feira, dia 25. Contatos: Tokie Munekata, (11) 4365-3251; José Nicoletti, (11) 9-8423-8339; e Ruth da Costa Varjão, (11) 4425-4860.

Seguem mais 10 formandas, do 3º Normal A:

- Maria Cristina Mandelli

- Maria Helena Simões

- Maria Lúcia Poletto

- Maria Luiza de Oliveira

- Maria Olindina G. de Oliveira

- Marilena Nakano

- Marisa Aparecida Russo

- Neyde Neves Silva

- Neusa Lopes

- Nilza Pereira

continua 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;