D+ Titulo
Ponte de palito
Do Diário do Grande ABC
01/08/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


É isso mesmo! A tarefa é projetar e montar uma ponte, que suporte peso, com 700 palitos de sorvete e cola, em até quatro horas. O desafio é promovido pelo curso de Engenharia Civil do Centro Universitário da FEI, em São Bernardo, que lança o 2º Concurso Travessia. Desta vez, com a participação de alunos do Ensino Médio, divididos por categorias.

A disputa rola entre os dias 8 e 12 de novembro, e as inscrições já estão abertas e vão até 8 de outubro. Cada ponte vai passar por um teste de resistência em que uma espécie de trenzinho com peso, o Pondemobilator, passa sobre ela. Em 2009, a vencedora conseguiu suportar 70 kg!

O objetivo, além da questão dos cálculos, é estimular o trabalho em equipe, segundo Kurt André Amann, coordenador do curso de engenharia. "Cada um contribui de alguma maneira. Um grupo também pode ajudar o outro, tudo para que a ponte fique pronta."

O professor explica que como a ponte - que deve ter base de 1,30 m - só pode ser montada no dia da competição, é preciso planejar bem tudo antes e ensaiar como será feita. "É possível se inspirar em projetos que já existem, mas os avaliadores também levam em consideração a criatividade."

Para saber mais e fazer a inscrições acesse www.fei.edu.br/concursotravessia




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;