D+ Titulo
Apetitosa lasanha
Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
26/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Pode ser no almoço de domingo, em um jantar especial ou apenas para matar a fome. Não há contraindicação para servir a deliciosa lasanha que, embora tenha origem italiana, está entre as preferências dos brasileiros.

E o que é melhor: no momento do preparo do prato, basta usar criatividade. Independentemente do uso da massa ou não - em alguns pratos pode ser substituída por legumes como berinjela, abobrinha ou brócolis - o resultado sempre dá certo.

Se a opção é seguir a receita tradicional, a culinarista Adriana Ferreira, da Adria, dá a dica: "Para garantir um excelente resultado no preparo da lasanha, é necessário que as tiras da massa sejam colocadas sempre entre os molhos, que devem ser utilizados ainda quentes", explica, acrescentando que, a cada 500g de massa, é necessária a utilização 3 ½ litros de molho.

Para que o molho não escorra, a montagem deve ser feita em um refratário grande e, antes da primeira camada de massa, deve ser colocada uma maior quantidade de molho, para que não grude. Além disso, o papel-alumínio ajuda a garantir o cozimento não só da massa, como também do recheio. "Antes de ser servida, a lasanha ainda deve descansar por cinco minutos (após retirar do forno", finaliza.

Receitas

Lasanha com Molho de Funghi Secchi (Petybon)
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 1 embalagem de massa para lasanha. Cogumelos - 1 colher (sopa) de manteiga; 50 g de funghi secchi lavado, hidratado e cortado em pedaços pequenos; 100 g de cogumelos tipo Paris, frescos e cortados em lâminas.
Pasta de ricota - 200 g de ricota fresca passada pela peneira; 1/2 xícara (chá) de nozes picadas; sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto.
Molho - 500 ml de creme de leite fresco; 500 ml de leite integral; 1 folha de louro.
Gratinar - 200 g de parmesão ralado. Modo de preparo: Base - Derreta a manteiga, junte o funghi, os cogumelos e refogue em fogo forte por cinco minutos. Tempere com sal e pimenta e reserve. Pasta - Em uma tigela funda misture a ricota com as nozes picadas e tempere com sal e noz-moscada. Reserve. Molho - Leve ao fogo o creme de leite, o leite integral e a folha de louro, até ferver. Abaixe a chama e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos, temperando em seguida com sal e noz-moscada ralada. Montagem - Divida o molho em três partes e use a primeira para forrar o fundo de uma travessa refratária retangular grande. Coloque três folhas de massa para lasanha, 1/3 da pasta de ricota e nozes e 1/3 do refogado de cogumelos. Cubra com mais três folhas de massa para lasanha e repita as camadas de molho, de pasta de ricota e do refogado de cogumelos por mais duas vezes, finalizando com o molho. Polvilhe com o parmesão ralado, cubra com papel-alumínio e asse em forno médio (180°C), pré-aquecido por 12 minutos. Retire o papel e complete o cozimento até que a superfície fique gratinada.
Dica - Sirva a lasanha como prato principal, acompanhada de carnes grelhadas e salada verde.

Lasanha de Linguiça e Tomate (Adria)
Rendimento: 20 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: Molho - 1 cebola pequena picada; 3 dentes de alho picados; 4 colheres (sopa) de óleo; 1 e 1/2 kg de tomate (sem pele e sementes) picados; 3 embalagens de molho de tomate temperado; 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado; sal e salsa picadinha a gosto. Recheio - 700 g de linguiça calabresa em rodelas; 2 escarolas em tiras refogadas com alho, óleo e sal; 1 embalagem de massa de lasanha; 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.
Modo de Preparo: Molho - Doure a cebola e o alho no óleo. Junte os tomates e deixe desmancharem. Acrescente o molho de tomate, 1 xícara (chá) de água e cozinhe. Junte o queijo e misture. Acerte o sal. Acrescente a salsa. Reserve. Montagem - Em uma forma retangular (30 cm x 43 cm) espalhe o molho de tomate no fundo. Cubra com as folhas de massa de lasanha e com o molho. Espalhe a linguiça e a escarola. Cubra com o molho. Faça camadas alternadas e, por último, o parmesão. Cubra com papel- alumínio e leve ao forno (médio) por 45 minutos. Retire o papel e deixe por mais 5 minutos para dourar.

Lasanha de Berinjela (Petybon)
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: Massa - 1 embalagem de massa para lasanha. Recheio - 2 dentes de alho picados; 6 colheres (sopa) de azeite de oliva; 5 berinjelas cortadas em cubos pequenos; sal e pimenta-do-reino a gosto; 3 colheres (sopa) de salsinha picada; 3 colheres (sopa) de cebolinha picada; 400 g de mussarela fatiada. Molho - 2 embalagens de molho de tomate pronto; 2 xícaras (chá de água). Gratinar - 200 g de parmesão ralado.
Modo de preparo: Recheio - Doure o alho no azeite e acrescente as berinjelas. Tempere com sal e pimenta e deixe refogar. Adicione a salsinha e a cebolinha. desligue e reserve quente. Molho - Em um recipiente, misture o molho de tomate com a água e aqueça. Montagem - Em um refratário coloque uma camada de molho e intercale com a massa de lasanha, a berinjela e o queijo. Continue até acabarem os ingredientes e finalize com o parmesão. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 12 minutos. Retire o papel e deixe gratinar.

Lasanha de Alho-poró e Presunto de Parma (Larousse da Cozinha Italiana)
Rendimento: 6 a 8 porções
Tempo de preparo: 1hora
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 400 g de massa de lasanha. Molho - 50 g de farinha; 50 g de manteiga; 400 ml de leite integral; 400 ml de caldo de legumes; 150 g de parmesão (para ralar na hora); sal e 1 noz-moscada ralada. Recheio - 5 a 6 alhos-porós; 8 fatias de presunto de Parma; 2 colheres (sopa) de azeite; 40 g de manteiga. Gratinar - 20 g de manteiga; 50 g de parmesão.
Modo de preparo - Derreta a manteiga e acrescente a farinha. Misture bem. Quando a farinha ganhar coloração, adicione o leite aos poucos, misturando bem, sem deixar empelotar. Adicione o caldo de legumes bem quente. Deixe engrossar por 10 minutos após a fervura. Acrescente o sal e a noz-moscada. Retire a panela do fogo antes de acrescentar o queijo ralado. Deixe esfriar. Use somente a parte branca do alho-poró e corte em pedaços. Refogue o legume no azeite com 20 g de manteiga, mexendo sempre. Corte o presunto em cubinhos e doure o restante da manteiga. Cozinhe a lasanha. Escorra bem antes de espalhar sobre um pano úmido. Montagem - Unte um refratário com manteiga. Disponha várias folhas no fundo, acrescente o molho e mais um terço do alho-poró e do presunto. Repita o processo duas vezes e finalize com lascas de manteiga por cima. Deixe gratinar por meia hora a 180°C.

Lasanha ao Molho Agridoce (Adria)
Rendimento: 20 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 1 kg de carne suína (pernil, lombo) em tirinhas; 3 colheres (sopa) de óleo; sal a gosto; 2 dentes de alho picados; 2 colheres (sopa) de cebola picada; 2 colheres (sopa) de óleo; 2 kg de tomate maduro (sem pele e sementes) picados; 3 embalagens de molho de tomate; 8 colheres (sopa) de açúcar mascavo; 5 colheres (sopa) de molho inglês; 5 colheres (sopa) de catchup; 4 colheres (sopa) de mostarda; 4 colheres (sopa) de mel; 1 embalagem de massa de lasanha; 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.
Modo de Preparo: Refogue a carne no óleo até dourar. Acrescente o sal. Reserve. Doure o alho e a cebola no óleo. Junte os tomates e deixe até desmancharem. Acrescente duas xícaras (chá) de água e deixe por alguns minutos. Junte o molho de tomate e deixe até ferver bem. Junte o sal e reserve. Leve ao fogo baixo, o açúcar mascavo até derreter. Acrescente um pouco do molho de tomate reservado, o molho inglês, o catchup, a mostarda, o mel, a carne e deixe por três minutos. Junte o molho de tomate restante e deixe até ferver. Reserve. Montagem - Em uma forma retangular grande e alta (30 cm x 43 cm) espalhe o molho no fundo. Cubra com as folhas de lasanha e com o molho. Faça camadas de lasanha, molho, carne e por último o parmesão. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno (médio) pré-aquecido, por cerca de 45 minutos. Retire o papel e deixe por mais 5 minutos para dourar.

Lasanha Vegetariana (Petybon)
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 45 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 1 embalagem de massa para lasanha. Molho - 2 colheres (sopa) de margarina; 1 cebola média ralada; 1 xícara (chá) de brócolis picado; 1/2 xícara (chá) de cogumelos cortados em lâminas; 2 litros de leite; sal a gosto; 4 colheres (sopa) de farinha de trigo; 300 g de mussarela fatiada. Gratinar - Parmesão ralado a gosto.
Modo de preparo: Molho - Em uma panela, aqueça a margarina, doure a cebola, junte o brócolis e refogue até ficar macio. Junte os cogumelos e refogue por dois minutos. Acrescente um litro e meio de leite e sal a gosto. Deixe ferver. Dissolva a farinha no restante do leite, coloque no creme e mexa até engrossar. Diminua o fogo e mexa por mais 3 minutos. Montagem - No fundo de um refratário grande coloque uma xícara (chá) de molho; 3 folhas de massa para lasanha deixando espaço entre elas. Alterne camadas de molho; massa, molho e mussarela, e finalize com parmesão ralado. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 12 minutos. Retire o papel e volte ao forno até gratinar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;