Fechar
Publicidade

Sábado, 4 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

esportes@dgabc.com.br | 4435-8384

Dell'Antonia recebe lendas do esporte

DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC

15/06/2008 | 07:00


A história viva do esporte de Santo André marcou presença na tribuna de honra do ginásio principal do Complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia. Ex-atletas de várias modalidades participaram ontem da reinauguração do espaço, que volta a funcionar após passar por uma grande reforma que durou 18 meses e recebeu investimento de R$ 5 milhões.

"Hoje (ontem) estamos dando a partida para a formação de novos ídolos do esporte", afirmou o prefeito João Avamileno, que homenageou vários esportistas que defenderam as cores da cidade nos Jogos Abertos de 1959, quando o Pedro Dell'Antonia foi inaugurado. Naquele ano, Santo André empatou com Santos na classificação geral, mas a delegação do Litoral acabou levando o título.

"Foi uma competição extremamente bem organizada. Durante 12 dias este ginásio esteve completamente lotado, de manhã, à tarde e à noite. Além disso, do lado de fora havia fila com mais de 10 mil pessoas querendo entrar", relembrou Milton Santos Marques, que integrou a equipe de basquete e foi treinador do time feminino nos Abertos de 1959.

Participaram da solenidade atletas de outras épocas, como a treinadora Laís Elena Aranha e a ala Janeth, que conquistaram o título do Campeonato Nacional e o Sul-Americano de Basquete Feminino, disputados no próprio Pedro Dell'Antonia, em 1999.

O vôlei da Pirelli também marcou presença, com ex-jogadores e dirigentes, como Décio Cataruzzi, Modesto Roma e Richard Nassif.

Na hora de voltar à quadra para receber as medalhas, a emoção foi forte e alguns foram às lágrimas, como Antonia Sá Leitão de Melo, a Nenê, jogadora do time de basquete de 1959.

O boxe, representado pelo ex-pugilista Sevílio de Oliveira, que em 1968, quando era atleta da Pirelli, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do México. Até hoje a única conquista olímpica do pugilismo nacional.

A programação de abertura durou todo o dia, com apresentações de ginástica, competições de natação - realizadas na nova piscina coberta -, vôlei e basquete .



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;