Fechar
Publicidade

Domingo, 24 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Cultura & Lazer

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Contos no universo digital

Andréa Iseki/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Jornalista e escritor de São Caetano, Nelson
Albuquerque Jr. lança livro em formato digital


Rodrigo Mozelli
Especial para o Diário

27/05/2015 | 07:00


"No pedaço de papel em que Dominique Lina escreveu essas palavras, havia também um jorro de sangue." É com esta frase que Nelson Albuquerque Jr., 39, jornalista, ex- Diário e escritor de São Caetano, começa sua primeira autopublicação – A Dor Não Tem Plural (28 páginas, R$ 3,99), disponível na Amazon (www.amazon.com.br) em formato digital.

"Escrevo contos desde 2005. No ano passado, comecei a dar cursos de oficina criativa de contos. Por causa disso, neste ano decidi reunir meus contos mais recentes e testar a autopublicação digital, pois meus alunos do curso me perguntam sobre esta forma de publicar livros", conta ao Diário o autor.

O nome que dá título ao livro refere-se ao maior conto, com 20 páginas. Nele, o jovem Dominique esconde terrível segredo, que pode estar ameaçado por seu único amigo, Christian. Nas demais páginas, outros quatro contos ditam a leitura. A obra foi preparada para o público jovem especificamente, e o jornalista afirma não ter mensagem a passar em seus textos. "Escrevo por prazer. São histórias que gostaria de ler e que gosto de contar."

A publicação de A Dor Não Tem Plural foi feita para testar a eficácia do formato digital de livro, conhecido como e-book. Segundo pesquisa divulgada neste ano pela Nielsen BookScan, em 2014 os norte-americanos compraram 2,4% livros físicos a mais do que em 2013, contrariando expectativas do mercado. No Brasil, menos de 5% das obras vendidas são digitais, segundo a terceira edição do levantamento Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, realizada em 2012. Se, no futuro, o formato impresso perderá o trono para os e-books, não sabemos, mas o escritor da região opina: "Para mim, o mercado de obras digitais tem futuro, mas não vejo isso como algo tão breve, pois tive retorno de várias pessoas que não conseguiram baixá-lo. Logo, ainda tem muita gente que não está habituada ao meio digital."

Para Albuquerque, é importante não apenas que as pessoas leiam, mas que escrevam, trabalho que desenvolve nas oficinas de escrita criativa, em conjunto com outro jornalista, ex-Diário e escritor do Grande ABC, Antonio Rogério Cazzali. "Nós tentamos despertar nas pessoas o prazer de escrever, e não só o de ler", afirma.

A partir de junho, ambos vão ministrar diversas atividades em São Caetano, no projeto Prosalém – Curso de Redação Literária, da Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano. A primeira ação será na Estação Jovem (Rua Serafim Constantino), com oficina de iniciação à escrita criativa e literária. Aulas serão aos sábados à tarde. Matrículas são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail curso.prosalem@gmail.com. Para conhecer mais sobre os escritos do autor, acesse o blog: nelsonalbuquerquejr.wordpress.com.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;