Economia Titulo
Diadema representa 40% do setor automotivo da região
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
24/04/2007 | 07:20
Compartilhar notícia


A indústria de autopeças de Diadema representa em torno de 40% do setor automotivo do Grande ABC e 33% do emprego formal do setor na região. São 347 empresas do segmento, que empregam 20 mil trabalhadores no município.

Os dados estão em uma pesquisa inédita, feita pelo Departamento de Fomento à Atividade Econômica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, por intermédio do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), com o objetivo de levantar informações mais precisas e indicar caminhos para os três ramos que compõem a atividade: metalmecânico, borracha e plástico.

Segundo a diretora de Fomento, Ivoleide Dutra, o levantamento, intitulado Sumário de Dados do Pólo de Autopeças, servirá de base para ações de melhoria na produção e ganhos de competitividade.

Entre outras informações contidas no sumário observa-se que há um reduzido “núcleo dinâmico” de grandes e médias empresas competitivas, com tecnologia moderna, acesso a recursos e com certificações e profissionais qualificados, e uma presença maciça de micro e pequenas empresas (86,5% do total), as quais são em grande parte desprovidas de ferramentas de gestão e produção, sem capacidade de grandes investimentos e com mão-de-obra menos qualificada.

Ivoleide afirma que a carência de mão-de-obra especializada é um dos pontos prioritários a ser enfrentado. “Vamos buscar parcerias com o mundo acadêmico para elevar a qualificação”, disse. A prefeitura já tem se reunido com um grupo de 41 indústrias (que poderá ser ampliado) para discutir formas de apoio à atividade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;