Política Titulo
Bancada do ABC trava guerra por CPI
Por Sergio Kapustan
Do Diário do Grande ABC
21/05/2005 | 08:47
Compartilhar notícia


Deputados federais do PT da região já travam guerra ‘surda‘ nos bastidores pela relatoria da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Correios. O deputado federal Ivan Valente (São Caetano), do grupo mais radical do partido e favorável à investigação, mostrou-se interessado no cargo de relator. A disposição de Valente irrita o deputado Professor Luizinho (Santo André), contrário à investigação e um dos líderes do presidente Lula na Câmara. Luizinho, segundo especulações, seria o nome do governo para ocupar o cargo, caso a CPI seja instalada.

Luizinho diz que a prioridade do governo é retirar até terça-feira as assinaturas de aliados para ‘enterrar‘ a investigação. Segundo o regimento da Câmara e Senado, o número de assinaturas mínimas é de 171 deputados e 27 senadores. Até ontem, a “operação abafa” do governo federal pouco tinha avançado pois somente alguns deputados e senadores haviam retirado as assinaturas, tornando difícil o arquivamento da CPI.

Ao se pronunciar contra a CPI, Luizinho comenta que a investigação serve de palanque para políticos do PSDB e PFL, que fazem oposição ao PT. Em seu entendimento, a Polícia Federal e o Ministério Público podem fazer a investigação. “O que a oposição quer é fazer palanque em cima de um fato que já está sob investigação, inclusive com o afastamento dos envolvidos”, sustenta o petista.

Em relação à questão interna, o aliado de Lula revela que a bancada do PT não se reuniu para discutir a CPI, apesar de a grande maioria ter se recusado a assinar o requerimento da oposição, seguindo orientação do partido. “Fica difícil falar em relatoria quando nem sequer a bancada se reuniu para debater o assunto. O assunto precisa ser tratado com seriedade”, critica Luizinho.

Ivan Valente sustenta que o PT não pode responder pelo PTB, aliado do governo e motivo da CPI, por sua histórica luta contra a corrupção. “O PT não tem nada a temer por que o investigado é o PTB. A sociedade que sempre nos viu como um partido que defende a ética e a transparência na atividade política, precisa de uma resposta afirmativa”, defende. Além de Ivan Valente, o petista Orlando Fantazini (Guarulhos) também apóia a investigação.

Investigação – A CPI dos Correios deverá investigar suposto esquema de propinas nos Correios que beneficiaria o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), um dos principais aliados do presidente Lula. Em discurso na Câmara, o petebista negou qualquer tipo de envolvimento no esquema.

Segundo o deputado Luizinho, se o PT não conseguir derrubar a investigação, o partido vai negociar com os líderes partidários na Câmara e Senado a forma de composição da CPI e os cargos. Após a negociação, a bancada petista vai se reunir para definir os representantes do partido na CPI.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;