Política Titulo Descumpriu acordo
Zé Augusto corta horas de grevistas

Secretário de Saúde de Diadema contraria Lauro e ordena descontos de salário de funcionários que aderiram à paralisação de 13 dias

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
20/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Secretário de Saúde de Diadema, o ex-prefeito José Augusto da Silva Ramos (PSDB) descumpriu acordo firmado pelo prefeito Lauro Michels (PV) e ordenou desconto dos dias dos funcionários públicos de seu setor que aderiram à greve geral no mês passado, que durou 13 dias. A ordem do tucano foi exposta em circular na segunda-feira, enviada aos servidores da Pasta.

Em 15 de abril, os 7.500 funcionários públicos de Diadema iniciaram greve pelos equipamentos públicos após falta de consenso com o governo Lauro Michels em relação à proposta de reajuste salarial. Depois de 13 dias, a paralisação foi encerrada com acordo de acréscimo nos salários em 7,89%, parcelada em seis vezes. O número era o mínimo reivindicado pela categoria, correspondente à reposição do índice de inflação. Sindema (Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema) solicitava mais 3,11% de aumento real. A garantia de não descontar os dias parados também estava em um dos itens assinados por Lauro.

Presidente do Sindema, José Aparecido da Silva, o Neno, classificou o ato de Zé Augusto como “lamentável”, salientando acreditar que medida foi providenciada pelo fato de a Saúde ter sido setor em que teve maior adesão à greve. “É a área onde existe mais insatisfação do servidor. São muitos problemas de infraestrutura e de ingerência. Por isso, houve grande participação à paralisação”, alegou o dirigente, estimando que 60% do quadro de aproximadamente 3.000 funcionários do setor cruzaram os braços.

“De imediato, enviamos ofício à Prefeitura, ressaltando o compromisso firmado. Não acredito que prospere (a decisão de Zé Augusto), mas, caso contrário, vamos recorrer judicialmente”, adicionou Neno.

Nos corredores do Paço, a decisão do secretário de Saúde foi vista com preocupação. Articuladores tentam dissuadir o tucano.

RESPOSTA
Por nota, a administração do verde não abordou sobre a atitude de Zé Augusto. Informou que “não houve desconto” nos dias referidos. Destacou também que o período será considerado justificado, entretanto, condicionado à futura compensação. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;