Nacional Titulo
PF prende quadrilha acusada de fraude na companhia Docas do PA
Do Diário OnLine
25/04/2006 | 17:12
Compartilhar notícia


Um operação da Polícia Federal, com apoio da Controladoria Geral da União e respaldo do Ministério Público Federal, prendeu nesta terça-feira 18 pessoas acusadas de participar de uma quadrilha envolvida com irregularidades na administração da Companhia Docas do Pará, empresa que administra os portos do Estado. Entre os detidos, está o ex-senador e ex-presidente da companhia, Ademir Andrade.

Mais de 240 policiais participaram da operação, chamada Galiléia, para cumprir 18 mandados de prisão e 53 mandados de busca e apreensão nas cidades de Belém, Barcarena (PA), São Paulo e Cotia (SP). Estima-se que a quadrilha tenha desviado mais de R$ 7 milhões de reais dos cofres públicos.

As investigações começaram em dezembro de 2005 e detectaram fraudes em processos licitatórios e no faturamento da empresa. Entre 2003 e 2005, a movimentação de carga pela Docas cresceu 22%, mas o lucro líquido da empresa caiu mais de 220% durante o período.

Os acusados fraudavam as licitações da Companhia através da dispensa ou inexigibilidade ilegal do processo mediante o pagamento de vantagem indevida. Eles também combinavam o resultado das licitações e causavam prejuízos aos cofres públicos ao alterarem a qualidade e a quantidade das mercadorias fornecidas.

Os presos deverão ser indiciados pelos crimes descritos na Lei de Licitações, além de peculato, corrupção passiva e ativa, advocacia administrativa e formação de quadrilha. As penas somadas podem ultrapassar 20 anos de reclusão.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;