Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 29 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Mineiros querem que Itamar negocie com o governo


Do Diário do Grande ABC

24/01/1999 | 16:47


O governador Itamar Franco, segundo a maioria dos mineiros, deveria acabar a disputa com o presidente Fernando Henrique Cardoso e partir para a negociaçao com o governo federal. É o que indica pesquisa do Instituto DataTempo, do jornal O Tempo, divulgada neste domingo. Só 24,8% dos entrevistados acham que Itamar deve continuar desafiando o governo federal, enquanto 71,1% querem que o governador mineiro busque uma negociaçao com o Palácio do Planalto.

A iniciativa do diálogo deveria partir de Itamar, de acordo com 51,5% dos entrevistados, enquanto 41,1% acham que a busca da conciliaçao deveria vir de Fernando Henrique. Só 34,1% dos entrevistados acrediram que a moratória decretada pelo governador vai melhorar a vida dos mineiros, enquanto 42,6% entendem que os mineiros vao piorar de vida por causa da decisao de Itamar Franco de suspender os pagamentos do estado por 90 dias. Na opiniao da ampla maioria (73%) dos entrevistados, porém, Itamar nao é o responsável pela crise financeira no país que abalou o país nos últimos dias. Só 21,5% disseram que consideram o governador mineiro o culpado pela crise. A pesquisa foi rezalizada na sexta-feira junto a 540 entrevistados na Regiao Metropolitana de Belo Horizonte.

O confronto Itamar-Fernando Henrique e as mudanças na política cambial, revela a pesquisa, nao influenciaram no apoio dos mineiros ao Plano Real: 61,5% dos entrevistados disseram confiar no Plano Real, contra 35,6% que responderam que nao confiar mais no plano. Nada menos que 63% dos entrevistados, entretanto, acreditam que o desemprego vai aumentar, 57,4% esperam um aumento da inflaçao e 75,2% apostam na elevaçao do preço do dólar.

Ainda segundo a pesquisa, o ajuste fiscal tem um pequeno apoio popular em Minas. Dos entrevistados, 72,2% se manifestaram contra a elevaçao da contribuiçao dos previdenciários e 70% contra o ajuste fiscal. Mas 81,1% dos entrevistados preferem viver sem inflaçao e 58,1% reconhecem que melhorou de vida por causa do Plano Real.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;