Setecidades Titulo
Grande ABC celebra santo casamenteiro
Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
13/06/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


Grande ABC comemora hoje o dia de Santo Antônio, conhecido como casamenteiro, padroeiro dos pobres e invocado para se encontrar objetos perdidos. As paróquias da Vila Alpina, em Santo André, e Jardim São Caetano, em São Caetano, prepararam programação especial com missas, procissão e o tradicional bolo dedicado ao santo.

Em Santo André, 15 mulheres começaram na quinta-feira a preparar os 306 bolos de laranja com recheio de doce de leite, que serão vendidos hoje a R$ 2 o pedaço. Ao comer o bolo, pode-se fazer um pedido, e não é só marido que se pede, não. "Pode ser emprego, saúde, o que a pessoa precisar", garantiu a aposentada Mirdes Armelin, 57 anos.

Mirdes foi casada por 23 anos, mas o marido morreu aos 43, vítima de enfarte. "Sou viúva há 18 anos e, mesmo fazendo o bolo, não consegui arrumar outro marido", brincou.

A secretária Nirci Salete Bertochi, 53, é outra boleira da paróquia de Santo André. Ela não se casou, mas não perdeu a esperança. "Dizem que é bom comer o primeiro pedaço do bolo de Santo Antônio. Mas, tradições à parte, acho que o que importa mesmo é a fé de cada um", afirmou.

Os pais de Nirci, inclusive, se conheceram no dia de Santo Antônio. "E ficaram casados por mais de 60 anos", contou ela.

A aposentada Arlete Cassioli Osório, 75, é outra que deve o marido a Santo Antônio. "Quando era moça, fazia as simpatias. Fiz uma que tinha que colocar vários papeizinhos na água com o nome dos pretendentes e deixar passar a noite ao ar livre. De manhã, a gente via qual papel tinha se aberto e lá estava o nome do futuro marido", relembrou.

No papelzinho de Arlete estava escrito Fausto Osório. E no dia 26 eles completam 56 anos de casados.

Religião

A crendice popular transformou Santo Antônio em casamenteiro, mas segundo a fé católica, ele foi um dos grandes divulgadores do Evangelho no século 13. "Ele nasceu em Portugal, mas sua pregação se intensificou na Itália e, por isso, é conhecido como Santo Antônio de Pádua", explicou o frei José Moacyr Cadenassi.

Santo Antônio fazia parte do movimento franciscano. "Ele foi o primeiro frade que também era padre", destacou o frei.

Simpatias prometem marido, emprego e o que se desejar

Diz a lenda que Santo Antônio virou casamenteiro depois que uma jovem cansou de pedir marido ao santo e jogou a imagem pela janela. "Ela acertou a cabeça do futuro marido", garantiu a secretária Nirci Salete Bertochi, 53 anos.

Desde então, as mulheres começaram a fazer simpatias para o santo em busca de marido, emprego e o que mais se desejar.

Colocar a imagem em um copo d'água de cabeça para baixo e sequestrar o Menino Jesus da imagem estão entre as mais conhecidas. "A gente só tira ele da água ou devolve o bebê quando ganha o marido", explicou a aposentada Mirdes Armelin, 57.

Outra simpatia é escrever o nome de três pretendentes em três pedaços de papel. O primeiro se joga na porta da igreja, o segundo no meio e, ao chegar ao altar, o nome que sobrar é o do futuro marido. "Se a gente não gostar, pode fazer de novo até dar certo", brincou Mirdes.

Também se pode tirar o Menino Jesus do Santo Antônio da imagem de uma vizinha ou amiga. "Mas ela não pode saber que foi você. E só vale devolver quando arrumar o marido", explicou Nirci.

Confira a programação das paróquias de Santo Antônio na região

Santo André:

Largo São Francisco, 113 - Vila Alpina

6h - alvorada

7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h30 - missas

8h - venda do bolo

12h - benção e levantamento do mastro

18h - procissão

São Caetano:

Rua Líbero Badaró, 335, Jardim São Caetano

8h - missa com Padre Francinaldo Sousa

10h - missa com Padre Alex Sandro Camilo

15h - missa com Padre Alexandre Costa Santos

19h30 - missa campal - Dom Nelson Westrupp




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;