Política Titulo
PT de São Bernardo escolhe o vice na chapa de Vicentinho
Por Eduardo Merli
Do Diário do Grande ABC
15/05/2004 | 19:09
Compartilhar notícia


Duzentos e três delegados do Partido dos Trabalhadores escolhem neste domingo, no Hotel Pampas, em São Bernardo, o pré-candidato a vice do deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, na disputa pela Prefeitura da cidade. No encontro municipal, com início previsto para as 9h, será definida ainda a chapa de 32 vereadores do partido, que começa a alinhar a composição partidária na majoritária e na proporcional.

O presidente do diretório, José Albino, entende que o encontro antecipa as decisões da convenção de meio de ano e marca um divisor de águas na campanha petista na cidade. "Certamente, a partir de segunda-feira, nós vamos entrar em uma outra fase que é mais de preparação de rua mesmo. Tudo que se tinha feito internamente, que é política, conteúdo, nós vamos encerrar no domingo. Daí para frente é preparar para sair para a rua fazer campanha."

A expectativa em torno do encontro já começou no meio da semana. O presidente José Albino anunciou que há apenas dois pré-candidatos a vice-prefeito para serem votados: o líder do PMDB na Câmara, vereador Tunico Vieira, e Leandro Martins (PT), mais conhecido como Recife, apoiado por segmentos de esquerda da sigla. Albino disse "desconhecer" uma terceira candidatura cogitada: a do pastor Hélio Sales Rios (do PC do B). Além de seu próprio partido, o pastor é apoiado pelo grupo do ex-deputado Wagner Lino (PT). Albino colocou que não aceitará mais candidaturas além das duas já apresentadas. "Nós tínhamos um prazo, naquele prazo não foi apresentado. Nada impede que alguém lá no momento levante, mas certamente não será observado por causa do prazo que se encerrou a mais ou menos 40 dias. Só existem dois candidatos", afirmou.

O pastor Hélio classificou como "golpe" a postura do presidente do diretório. "Sou pré-candidato e estarei na disputa. Se o presidente do PT falou isso, é golpe." O vereador José Ferreira afirmou que até o dia da pré-convenção deste domingo todos têm o direito de reivindicar ser candidato a vice, vereador e até prefeito. "Ele (Albino) está equivocado e falando em nome próprio", disse Ferreira. O vereador Aldo dos Santos apenas defendeu seu candidato. "Reiteramos que nós vamos indicar o Recife (Leandro Martins) a vice."

Independentemente das disputas, a reunião deve apenas ratificar a intenção do campo majoritário do PT em fazer do vereador Tunico (PMDB) o vice de Vicentinho. A ala majoritária possui 139 delegados, mais de 60% dos membros do partido e o maior número de lideranças.

O presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Luiz Marinho, um dos delegados do PT, defendeu a importância de ter um vice que não seja do PT. "Isso amplia a candidatura do Vicentinho e cria as condições para a disputa, que será equilibrada. O PMDB é um partido importante e soma", disse. Tunico é muito criticado por grupos liderados pelo ex-deputado Wagner Lino, o vereador Aldo dos Santos e o ex-vereador Melão Monteiro, além do PC do B, mas disse que respeita estas opiniões. "Este encontro do PT é salutar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;