Economia Titulo
Mersch: BCE não pode mudar objetivo central da política monetária
18/05/2015 | 04:07
Compartilhar notícia


O Banco Central Europeu não pode mudar o objetivo principal da sua política monetária, disse hoje o membro do conselho executivo do banco, Yves Mersch.

"O que se espera do banco central é que nosso objetivo e estratégia se mantenha constante, e isso é ainda mais importante em tempos de políticas monetárias não convencionais", disse. "Por isso, ideias inovadoras, como a de se ter uma meta de preços, podem ser contraprodutivas".

De modo geral, a ideia de se perseguir uma meta de preços ao invés de uma taxa de inflação alvo no médio termo (a do BCE é de 2%) significa que, se em um determinado ano a inflação for muito alta, a autoridade monetária terá que agir para criar deflação e fazer os preços voltarem à meta no ano seguinte.

Mersch disse também que o BCE deve manter o ritmo de compra de bônus. "Precisamos manter o ritmo e o volume de nossas intervenções para que a inflação volte à meta o quanto antes e a política monetária possa ser normalizada", disse. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;