Internacional Titulo
Bush espera que sistema socialista não sobreviva a Fidel Castro
Da AFP
07/03/2007 | 11:07
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, espera que o sistema socialista criado por Fidel Castro não sobreviva ao ditador, se isto for do desejo dos cubanos. O chefe de Estado americano afirmou em entrevista publicada nesta quarta-feira, um dia antes do início de sua viagem pela América Latina.

"Vamos ver, quando (disse em espanhol), quanto tempo fica sobre a terra. É o todo-poderoso quem decidirá", disse Bush, numa referência à incerteza sobre o estado de saúde do presidente cubano, 80 anos. O líder cubano se recupera de uma delicada cirurgia que o obrigou a transferir o poder ao irmão Raúl há oito meses.

"Porém, quando acontecerá isto... quando... Vejam, Fidel Castro pode viver, não sei quanto tempo vai viver. Porém, em qualquer caso, acredito que o sistema de governo que impôs a seu povo não deveria existir, se é isto que o povo cubano deseja", acrescentou Bush em entrevista concedida a um grupo de jornais da América Latina.

"A transição não implica a mudança de uma pessoa por outra, mas de um tipo de governo para outro, dependendo da vontade do povo", disse o presidente americano.

"Acreditamos que é o povo desta ilha, que sofreu muito tempo, o que deverá decidir seu próprio destino e que a decisão não deveria ser tomada porque alguém é irmão de outro", afirmou, em referência à transferência de comando para Raúl Castro.

Fidel Castro convalesce de uma cirurgia intestinal que o obrigou a ceder em 31 de julho do ano passado o poder ao irmão Raúl, de 75 anos, segundo homem na hierarquia política da ilha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;