Economia Titulo
Euro acabará com agrimoney
Do Diário do Grande ABC
04/01/1999 | 16:18
Compartilhar notícia


O início da circulaçao do euro vai representar o fim do agrimoney, um sistema que estabelece taxas especiais de câmbio para fazendeiros e exportadores dos países a Europa, as chamadas green rates, taxas verdes.

A partir de agora, os subsídios concedidos pelos governos da Uniao Européia (UE) aos empresários do setor serao pagos na nova moeda em 11 dos 15 países da aliança, o que significa o fim das perdas com a conversao das moedas. Sem as green rates, haverá uma economia de US$ 1,8 bilhao por ano.  

Para proteger os fazendeiros das flutuaçoes de câmbio, a UE investiu cerca de 20 bilhoes de unidades monetárias européias, cerca de US$ 23,6 bilhoes, nas três últimas décadas. ``É o fim de uma era', disse o comissário de Agricultura da UE, Franz Fischler. ``Essa decisao histórica terá um grande impacto sobre o futuro' do setor, acredita. ``E irá simplificar enormemente o que se tornou um sistema caro além de muito complexo', explica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;