Política Titulo
Câmara é contra rodeio em Santo André
Por Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
01/07/2009 | 12:02
Compartilhar notícia


A Câmara de Santo André entrou em recesso com uma questão polêmica a ser resolvida no segundo semestre: a instituição ou não da festa de rodeio na cidade, proposta pelo vereador Francisco Alberto, o Alemão do Cruzado (PSL).

O projeto foi protocolado ontem na Casa e deve entrar em pauta na metade do segundo semestre. No entanto, o assunto prontamente rendeu debate acalorado na última sessão antes das férias de meio de ano dos parlamentares.

Contrários e favoráveis ao rodeio - cuja realização em Santo André foi banida em 1992 por meio de legislação municipal - colocaram os pontos de vista. A julgar pela maioria das declarações em plenário e pelo resultado de levantamento feito pelo Diário na Casa (veja quadro ao lado), a proposta não terá sucesso.

A enquete abrangeu 19 dos 21 vereadores - os petebistas Gilberto Wachtler, o Gilberto do Primavera, e Israel Zekcer não foram localizados. Apenas cinco se declararam favoráveis ao rodeio. Evilasio Santana dos Santos, o Bahia (DEM), afirmou estar em dúvida, e os outros 13 são contrários ao que consideram um retrocesso a Santo André.

Alemão admite não ter levantado custo do rodeio, tampouco indicado uma área para o evento - embora ventila-se que esse local seria o terreno da Craisa, onde a Prefeitura realizou a 1ª Festa Junina da cidade. Mas afirma estar feliz com a repercussão, a qual provocou debate em torno do assunto.

"Recebi mais de 200 e-mails favoráveis. No dia da votação terei de entrar com uma carriola em plenário com as manifestações positivas", afirmou. E os contrários? Segundo o vereador do PSL, "não passa de meia dúzia de gente".

Turismo, geração de emprego e opção de lazer são os principais itens defendidos por aqueles que gostariam de ver o retorno do rodeio à cidade. Maus-tratos a animais pesam em favor dos que não querem a fé sta. "O projeto foi feito com base na lei federal 10.519, de 2002, a qual regula os rodeios. Seguindo as regras estabelecidas nesta legislação, não há maus-tratos aos animais", defendeu Alemão.

Presidente do PT, o vereador Tiago Nogueira discorda da avaliação. "Preocupa o fato de setores do governo, estimulados pelo sucesso da festa junina, quererem fazer da Craisa uma arena de rodeio."

Para Paulinho Serra (PSDB), Santo André não tem vocação para este tipo de evento. Ele sugere um plebiscito.

Segundo o prefeito Aidan Ravin (PTB), o tema é polêmico. "Nunca teremos consenso em torno dos rodeios, pois há pontos positivos, dos festejos, e negativos, dos maus-tratos. Serei favorável ao que for melhor para Santo André."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;