Memória Titulo Memória
O significado do 9 de maio para este jornal

Importante o dia 9 de maio para o Diário e para a região...

Ademir Medici
09/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Importante o dia 9 de maio para o Diário e para a região. Nesta data, em 1968, o então bissemanário News Seller transformava-se em jornal diário: nascia o Diário do Grande ABC, acontecimento cultuado pelo jornalismo regional, um sonho antigo de oferecer informações diárias, algo que se tentou no passado sem continuidade – e aqui nos referimos à Folha do Povo, esta recriada na primeira metade da década de 1950 por Paulo Zingg, professor e jornalista.

Já a filosofia do Diário pode ser sintetizada no editorial publicado há 30 anos, com o seguinte título: 9 de maio, quinta-feira, surge o Diário.

Provavelmente escrito pelo jornalista Fausto Polesi, diretor de Redação e editor-chefe, o editorial de 1985 era assim encerrado – como uma lição do mestre a todos nós, jornalistas, funcionários, autoridades e leitores:

- Hoje é um dia significativo, mas não de festa. O trabalho é a constante, porque o leitor está esperando a sua cota diária de informações precisas. Esta obrigação está associada à propria vida do jornal, mas não tem razão de existir de outra forma.

E quem lembra

do chaveiro

personalizado?

Quarenta e sete anos de jornal diário, 57 anos de história a contar do lançamento do News Seller em 11 de maio de 1958. Quantas coisas nasceram do trabalho, talento e criatividade dos colaboradores! – e não só os da Redação.

A psicóloga Valéria Proença guarda com carinho um mimo herdado do avô, Alpheu Buzatto. Em 1978, como assinante do Diário, Sr. Alpheu recebeu um chaveiro personalizado, bolado pelo setor de publicidade ou criação do jornal – hoje seria o Departamento de Marketing.

No que consistia o tal chaveiro personalizado? Resposta: uma garantia a mais de segurança pessoal ao assinante.

Quantas vezes cada um de nós perdeu o seu chaveiro? E agora, como abrir a casa, o estabelecimento comercial, a porta do carro? Como localizar as chaves perdidas? Ao assinante do Diário era mais fácil, havia uma esperança mais concreta, graças ao sistema de identificação do chaveiro, que continha o número e série no verso de uma chapinha, controlados pelo jornal.

A iniciativa do Diário teve relativo sucesso, quase 40 anos atrás. Hoje os tempos e modos de comportamento e segurança enveredam pela era da informática. Mas é provável que outros antigos leitores ou seus descendentes ainda preservem, como lembrança, aquele sistema que propunha sigilo absoluto sobre a identidade dos proprietários.

Alpheu Buzatto partiu em 1990, aos 96 anos. A neta Valéria guarda o chaveirinho. E ela nos ajuda, neste dia 9 de maio, a lembrar da data tão preciosa para todos.

DETALHE

Em 26-11-1978, Mário, morador do Jardim do Estádio, em Santo André, tornava-se o primeiro assinante do Diário possuidor do chaveiro personalizado a recebê-lo de volta depois de perdê-lo dentro de um ônibus. A devolução vai documentada nas páginas do jornal de 36 anos atrás.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo. Internet: www.viagemnotempo.net. Música, notícias e história. Produção e apresentação: Marcelo Lopes Duarte, diretamente do Jardim Alvorada, Santo André.

Estadão AM (700) e FM (92,9). Estadão Acervo. Geraldo Nunes enumera as atrações do seu programa:

- Traremos lembranças e curiosidades: tudo sobre o Dia das Mães.

- Lembraremos que, há 20 anos, surgia a internet no Brasil: Alecksander Mandic foi um dos primeiros a criar um provedor nacional.

- Falaremos do criador de Mônica e Cebolinha, Mauricio de Sousa. Ele curte rádio e diz o que gostaria de ouvir novamente no Estadão Acervo.

Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

Rádio ABC (1570). Causas Nobres. Relata Antonio Dalto:

- Vamos fazer um programa em homenagem às mães, já que domingo é o dia delas.

- Para o sábado seguinte temos confirmada a presença de representantes da Apae de Santo André.

- E continuamos a divulgar as atividades sociais e beneficentes que rolam no Grande ABC.

Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Apresentação do último programa O Trabuco, do Vicente Leporace, pela Rádio Bandeirantes.

Relata Milton Parron:

- Era um sábado, 15-4-1978. No domingo, Leporace morreu em sua residência, de infarto.

- Ele comandou durante 16 anos o programa de maior audiência do rádio paulista no horário das 8h.

- Corajoso, não se intimidou com a ditadura. Fazia críticas pesadas, sempre com pinceladas de um extraordinário bom humor, o que o diferenciava dos demais.

- Costumava dizer: “Não sou Arena, jamais serei MDB, pior ainda. Eu sou é corintiano.”

Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 9 de maio de 1985 – ano 27, nº 5820

Manchete – Congresso unânime aprova as diretas

Movimento sindical – Metalúrgicos admitem repasse salarial aos carros.
“Por que a Operação Vaca Brava deu certo? A extrema dependência das montadoras das empresas de autopeças acabou ajudando a tática metalúrgica”, cf. artigo de Jaime Pereira da Silva.

Trólebus – Concluída alternativa de traçado das canaletas em Santo André.

Social – Começa a 8ª Feira da Fraternidade na Garagem Municipal de Santo André.

Em 9 de maio de...

1915 – Devoto oferece imagem de São José à Matriz de São Bernardo (Boa Viagem). Dr. Flaquer e esposa, Elisa, comparecem à bênção da imagem, na qualidade de paraninfos.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Submarino alemão afunda o paquete Lusitania da Cunard Line com 1.313 passageiros’.

1930 – Na transição política nacional, a notícia do Estadão: ‘O Conselho Municipal da Paraíba, em telegrama ao presidente do Senado Federal, considera absurda a intervenção alvitrada pelo presidente da República’.

Manuel Telles, 30 anos, motorista, residente à Rua Elisa Flaquer, 25, em Santo André, ao passar na Avenida do Estado, foi atropelado por um automóvel. Recebeu contusões no abdômen. Medicou-o no posto de assistência o facultativo de serviço.

1945 – O fim da Segunda Guerra. Manchete do Estadão: ‘Anunciada pelos governos dos Estados Unidos, Inglaterra e Rússia a rendição da Alemanha e o fim da guerra na Europa’.

Santos do dia

- Na estampa, a beata Maria Teresa de Jesus (Alemanha 1797 – 1879). Fundou a congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora.

- Pacômio

- Hermas

- Gerôncio 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;