Economia Titulo
GM instala na USP laboratório para a capacitação de engenheiros
William Glauber
Do Diário do Grande ABC
18/08/2005 | 08:05
Compartilhar notícia


A Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) é a primeira faculdade de engenharia da América do Sul a integrar o programa Pace (Parceiros para o Avanço da Educação de Engenharia Colaborativa), da General Motors. Dois laboratórios, equipados com 65 estações de trabalho (microcomputadores) foram entregues quarta-feira à universidade.

O valor do investimento não foi revelado pelas empresas parceiras, mas em seis anos o Pace já destinou US$ 3,3 bilhões a universidades de seis países. A GM doou as estações de trabalho. A empresa UGS cedeu as licenças de softwares ao laboratório. A EDS ficou responsável pela instalação da rede informatizada. A SUN Microsystems garante a manutenção dos equipamentos.

Segundo Ronaldo Salvagni, professor e coordenador do Pace da Poli, o objetivo da parceria é o aprimoramento da formação de engenheiros. "Existe potencial para firmarmos o Brasil como centro de desenvolvimento de projetos para a indústria, e não somente de fabricação", diz Salvagni.

Os novos laboratórios atenderão 900 alunos de graduação da Poli, que poderão interagir com problemas concretos da engenharia. "Os estudantes terão contato com os recursos mais atualizados. Eles vão dominar a estrutura de projetos", diz.

Fornecedor de 250 licenças de softwares, o presidente da UGS para a América Latina, Roberto Trinconi, explica que os laboratórios permitirão aos alunos o acesso à tecnologia de ponta usada na GM. "O estudante não aprenderá somente o cálculo. Ele aprenderá a usá-lo no ambiente fabril, saindo da universidade com teoria e prática", enfatiza Trinconi.

O presidente da EDS Brasil, Chu Tung, destaca o pioneirismo da Escola Politécnica no projeto. Ele também ressalta que os estudantes serão diferenciados no mercado de trabalho. "O Pace visa a formação de uma mão-de-obra qualificada para a indústria automotiva", diz.

Os primeiros laboratórios, inaugurados quarta-feira, destinam-se à execução de desenhos de projetos por meio de representação gráfica. No próximo semestre, as empresas parceiras e a universidade inaugurarão mais dois centros de tecnologia na Poli. As novas salas terão equipamentos capazes de efetuar simulações e cálculos de engenharia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;