Nacional Titulo
Ativistas pedem apuração de ataques a moradores de rua
Por Do Diário OnLine
Com Agências
16/09/2004 | 10:07
Compartilhar notícia


Representantes do Fórum da População de Rua pediram ao ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, a apuração rigorosa dos casos de agressão a moradores de rua de São Paulo. A série de ataques deixou sete mortos e oito feridos.

Segundo a representante da Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte, Cristina Bove, o caso dos moradores deve ser enfrentado e apurado para não haver impunidade. “Viemos ao ministério também para propor a discussão de uma política ampla que beneficie os moradores de rua”, explicou em entrevista à Agência Brasil.

De acordo com Cristina, a principal reivindicação dos moradores de rua é a inclusão de suas informações no censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “A sociedade exige uma postura do morador de rua, por isso, é justo que ele seja contabilizado para fazer parte das estatísticas brasileiras”.

Para a socióloga e representante da Organização do Auxílio Fraterno, Maria Antonieta Vieira, realizar um censo entre moradores de rua é uma ação complicada, mas deve ser feita para que se possa fortalecer a participação desses cidadãos na sociedade. “Em alguns municípios, pesquisas semelhantes já foram feitas, precisamos agora ter dados nacionais”.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome comprometeu-se a realizar pesquisa qualitativa com moradores de rua e estabeleceu, durante a reunião, parceria com o Fórum da População de Rua para ampliar os programas na área.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;