Internacional Titulo
França e Alemanha julgam Iraque da mesma forma, diz Chirac
Por Da AFP
22/01/2003 | 10:30
Compartilhar notícia


O presidente francês Jacques Chirac declarou nesta quarta-feira que se deve "fazer todo o possível para evitar a guerra" e assegurou que França e Alemanha "julgam da mesma maneira" a crise com o Iraque.

"Alemanha e França têm o mesmo critério sobre a crise iraquiana", declarou o presidente francês em uma entrevista conjunta à imprensa com o chanceler alemão Gerhard Schroeder, ao término de um Conselho de ministros franco-alemão.

Esse critério, explicou Chirac, "se baseia em duas idéias: a primeira é que toda decisão corresponde exclusivamente ao Conselho de Segurança, que deve se expressar depois de ter escutado o informe dos inspetores em desarmamento das Nações Unidas".

A segunda idéia, adiantou, "é que para nós a guerra sempre significa um fracasso. Temos de fazer todo o possível para evitar a guerra".

Quando o presidente francês perguntou a Schroeder se desejava acrescentar algo a respeito, o chanceler alemão respondeu "não".

Na noite passada, Schroeder descartou um "sim" da Alemanha no Conselho de Segurança das Nações Unidas em caso de uma eventual votação sobre uma intervenção militar no Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;