Economia Titulo
Empresa da região acerta com a Ducoco
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
06/05/2008 | 07:12
Compartilhar notícia


Uma das maiores produtoras de água de coco do País, a Ducoco acaba de fechar acordo com a Mestra Log, de São Bernardo, que assumiu toda a operação logística dessa indústria alimentícia para a região Sul, parte da Sudeste (São Paulo e Minas Gerais) e ainda para os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia.
Até então, a Ducoco realizava a distribuição de produtos nesses Estados a partir de seu CD (Centro de Distribuição) em Linhares (ES), onde também tem uma fábrica.

A mudança ocorre após um ano de experiência com a companhia da região, mas apenas em cross docking (ou seja, a separação de cargas que vinham do CD do Espírito Santo para a entrega).

Em função dos resultados considerados satisfatórios nesse período de experiência, a Mestra Log passou a ficar responsável também pelo recebimento, armazenagem e expedição.

Além disso, a produtora terá uma unidade dentro das instalações da operadora logística e os itens alimentícios distribuídos passam a ser faturados por São Bernardo. Deverão ser gerados 50 empregos na empresa do Grande ABC (que conta com quadro de 120 funcionários).

O acordo deverá propiciar mais agilidade na entrega das mercadorias, segundo o diretor da Cadeia de Suprimentos da Ducoco, Ronaldo Barreto.

Ele estima que haverá uma diminuição significativa, de até 50%, nos prazos de entrega, por conta do know how da operadora, que vai atuar com transporte paletizado (itens colocados em palets ou estrados) para a redução do manuseio.

"Deveremos reduzir de seis horas para 40 minutos o tempo de carga e descarga dos caminhões. Esse tipo de transporte também vai propiciar melhorias, como redução de avarias, faltas e sobras no processo", disse Barreto.

Ainda segundo o executivo, a escolha da companhia da região se deu por diversos fatores, entre os quais o conhecimento no segmento e também a disponibilidade de área. São 143 mil m² de área útil na operadora.

A proximidade com as vias Anchieta e Imigrantes também ajuda no escoamento dos produtos. Para o diretor da Ducoco, o futuro Trecho Sul do Rodoanel, que passará a dois quilômetros do armazém da Mestra Log deverá contribuir, por sua vez, para a expansão dos negócios. "Poderá gerar benefícios mais para frente, mas não foi fator determinante para a aprovação desse projeto", ressaltou.

O valor do contrato não é revelado, mas a parceria foi comemorada pela empresa da região. Fundada no final de 2006 por proprietários de cinco transportadoras (Ajofer, Fantinati, Trans-Postes, Transvec e XV de Novembro), a operadora vem em rápida expansão.

Segundo o gerente comercial da companhia de logística, Marcelo Carvalho, já há atuação com clientes de segmentos como alimentação, linha têxtil, setor automotivo, eletroeletrônico, plástico e cosméticos. "Trabalhamos em áreas em que temos licença da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Estamos também em vias de obter autorização para medicamentos", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;