Internacional Titulo
Coréia do Norte pode fabricar bomba atômica em 30 dias
Por Da AFP
27/12/2002 | 10:35
Compartilhar notícia


A Coréia do Norte, que começou a reativar um reator nuclear capaz de produzir plutônio enriquecido para uso militar, poderia fabricar uma bomba atômica no prazo de 30 dias, segundo o especialista britânico John Large, citado pelo jornal The Times nesta sexta-feira.

“Tudo aponta para a etapa final do desenvolvimento de armas nucleares” pela Coréia do Norte, disse Large, que assessorou a Rússia no caso do submarino nuclear Kursk.

Segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) das Nações Unidas, a Coréia do Norte depositou cerca de mil barras de combustível no reator nuclear de Yongbyon, ao norte de Pyongyang, que tem capacidade para produzir plutônio enriquecido. A AIEA qualifica a situação de “muito grave”.

“Quando começam a produzir plutônio, estão atingindo o ponto culminante da produção de armas”, explicou Large. “Isto desestabiliza politicamente todo o Sudeste asiático”, destaca o Times.

Divergência- A Rússia nega que a Coréia do Norte tenha condições de construir o artefato. Segundo o ministro russo da Energia Atômica, Alexander Rumiantsev, os norte-coreanos “não têm o potencial necessário para fabricar a bomba atômica. Para isto, é preciso uma indústria desenvolvida”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;