Internacional Titulo
Ataques se intensificam com chegada das eleições na Caxemira
Por Da AFP
02/10/2002 | 08:24
Compartilhar notícia


Os ataques atribuídos à guerrilha islamita pro-paquistanesa parecem intensificar-se ao aproximar-se o encerramento das eleições regionais na Caxemira indiana. Esta quarta-feira uma bomba destruiu um ônibus nas imediações de Jammu, capital de inverno do território administrado por Nova Délhi, causando dois mortos e 24 feridos, enquanto cinco soldados indianos morreram quando o veículo em que viajavam foi destruído por uma mina no setor de Tral.

Rebeldes islamitas mataram durante a madrugada três militantes do partido pro-indiano Conferência Nacional (CN) no povoado de Jaktial, distrito de Kupwara, informou a polícia. Outro partidário da CN foi ferido a tiros.

Esses ataques ocorreram um dia depois da terceira etapa das eleições regionais em Jammu-Caxemira, único Estado da União indiana com maioria muçulmana. A quarta e última fase destas eleições se realizará terça-feira próxima.

A votação é rechaçada violentamente pela guerrilha islamita pro-paquistanesa, à qual Nova Délhi atribuiu pelo menos 27 ataques na terça-feira, que causaram um total de 21 mortos, quando 1,81 milhão de eleitores estavam convocados para votar em quatro distritos.

A primeira explosão desta quarta-feira de manhã nos subúrbios de Jammu teve como alvo um ônibus que transportava peregrinos hindus para o santuário de Mata Vaishno Devi. O veículo se incendiou imediatamente, informou o motorista, que sobreviveu ao atentado.

Um homem e uma mulher morreram, enquanto 24 feridos foram hospitalizados. Várias pessoas resultaram mutiladas, precisou um médico.

Como é o caso habitualmente, as autoridades assinalaram imediatamente como responsáveis pelos ataques dois grupos pan-islamitas, o Lashkar-e-Taiba e o Jaish-e-Mohammed, segundo declarações do diretor geral da polícia da Caxemira indiana.

Pouco depois, um porta-voz da Força de Segurança Fronteiriça da Índia (FSF) anunciou que cinco soldados tinham morrido e um sofrido ferimentos quando o veículo em que viajavam foi destruído pela explosão de uma mina no setor de Tral, a 40 km de Srinagar, capital de verão da Caxemira indiana.

Desde que se anunciou a eleição regional, no dia 2 de agosto, 636 pessoas morreram na parte indiana da Caxemira, entre as quais 40 militantes políticos que participavam no processo eleitoral.

O território da Caxemira, situado no Himalaia, está dividido desde 1947. A Índia controla mais ou menos os dois terços do território e o Paquistão um terço. Uma violenta rebelião separatista existe desde 1989 na parte indiana da região, onde a população é majoritariamente muçulmana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;