Política Titulo
Psol realiza caminhada
Por Juliana de Sordi Gattone
Do Diário do Grande ABC
16/07/2006 | 08:24
Compartilhar notícia


Com pouca estrutura e apostando no corpo-a-corpo, candidatos e a militância do Psol realizaram sábado de manhã uma caminhada na rua Visconde de Inhaúma, principal corredor de comércio em São Caetano. Plínio de Arruda Sampaio, concorrente ao Governo do Estado pela Frente de Esquerda Por São Paulo (Psol-PSTU-PCB), Horácio Neto – vereador e candidato a deputado federal –  e Ivan Valente (que tentará reeleição na Câmara), aproveitaram para abordar os moradores da cidade e expor a ideologia do novo partido.

Um carro de som anunciava a chegada dos políticos e transmitia algumas mensagens da sigla. Receptivos, comerciantes receberam os integrantes do Psol e ouviram as mensagens. Nos carros, motoristas acenavam e faziam o sinal de positivo.

Segundo Valente, existe uma lacuna para o Psol entre as candidaturas de polarização (PT-Psol), porque ambas não representam mudança social e defesa da ética na política. “Houve compra de votos no governo FHC para reeleição e no de Lula para manter maioria no Congresso. Há espaço na esquerda para Heloísa Helena”, disse referindo-se à presidenciável do partido, que deverá fazer visita à região em agosto.

O governável Plínio mostrou na prática a ideologia do partido e fugiu dos discursos utilizados pelo PT e PSDB sobre o trecho Sul do Rodoanel, uma das principais obras viárias da região. Para ele, o impacto ecológico ainda é um problema. “Talvez seja o caso de estudar alternativas. Não tenho posição firmada ainda.” No entanto, avisou que trabalhará três eixos na campanha. O primeiro, segundo ele, é a eliminação da barbárie da política de segurança pública do Estado. “Vamos reprimir o crime dentro da lei, sem violência.” Outra proposta é a redução da pobreza por meio de programas de agricultura e habitação popular. Por fim, Plínio destaca o combate à desigualdade social e sugere ações para a educação e a saúde tornarem-se igualitárias.

Estratégia – Segundo Horácio Neto, a idéia é trabalhar a candidatura de Heloísa Helena como uma alternativa de mudança verdadeira. “Vamos discutir segurança e mudança de modelo econômico, porque só dá para ter investimento social se for rediscutida essa sangria de juros e o sistema de concentração que existe no país.”

Para o ex-vereador de Santo André Ricardo Alvarez, o partido precisa trabalhar as candidaturas ao Legislativo para ultrapassar a cláusula de barreira, uma das principais dificuldades do Psol. “Teremos de transferir os votos de Heloísa Helena para o partido, o que poderá conferir substância maior ao partido.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;