Política Titulo
Grande ABC está dividido para governo do Estado
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
23/08/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


Ao contrário do que ocorre em eleições presidenciais, em que o Grande ABC é predominantemente petista, nos pleitos para o governo de São Paulo a região está dividida.

Em levantamento feito pelo Diário sobre a votação nas sete cidades nas quatro últimas corridas pelo comando do Palácio dos Bandeirantes, todas vencidas pelo PSDB no geral do Estado, os eleitores locais deram duas vitórias para os candidatos petistas e duas para os tucanos.

Os êxitos do PT foram em 1998 e 2002, com ampla vantagem sobre o rival. Há 12 anos, Marta Suplicy (PT) venceu na região o postulante do PSDB Mário Covas, que na oportunidade foi para o segundo turno com Paulo Maluf (então no PPB, hoje no PP).

A petista, que ficou em terceiro lugar no Estado, venceu nas sete cidades. A expressiva diferença dos votos da região foi de 272.165 sufrágios.

O outro triunfo do PT no Grande ABC, há oito anos, foi protagonizado por José Genoíno. Ele bateu o tucano Geraldo Alckmin em seis das sete cidades - somente São Caetano deu preferência ao candidato do PSDB, ainda assim por margem quase irrisória de 757 votos.

Naquele pleito, na região, o petista apresentou respeitáveis 255.159 sufrágios à frente de Alckmin, que em todo o território paulista venceu e foi para o segundo turno justamente com Genoíno.

Os sucessos do PSDB no conjunto de municípios do Grande ABC vieram em 1994 e 2006. Há 16 anos, Mário Covas (que morreu em 2001, durante seu segundo mandato no comando do Estado), aplicou vitória sobre o petista José Dirceu.

O tucano venceu em cinco cidades - exceções a Diadema e Mauá. Na região, o tucano que foi para o segundo turno com Francisco Rossi (PDT) na ocasião obteve 15.071 a mais do que o candidato do PT.

Já há quatro anos, José Serra bateu Aloizio Mercadante nas sete cidades. O êxito foi apertado. Em quatro dos sete municípios e por diferença de 27.645 votos.

Vermelhos - As cidades da região consideradas vermelhas nas últimas quatro eleições para o governo de São Paulo são Diadema e Mauá. Desde 1994, o PT sempre venceu nesses territórios.

A divisão do eleitorado entre petistas e tucanos é verificada em três municípios: Santo André, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Na trinca, foram registradas duas vitórias para o PT e duas para o PSDB, assim como mostrou a tendência do Grande ABC.

Da mesma forma que ocorre na disputa pela Presidência, São Caetano também é a cidade algoz dos petistas. Na cidade de melhor qualidade de vida do País, a maioria do eleitorado optou por candidatos tucanos em três ocasiões, nos quatro últimos pleitos para governador. São Bernardo, por sua vez, impôs três vitórias de candidatos do PT desde 1994.

Presidente Lula exalta vitórias em Mauá
Em seu discurso em Mauá no sábado, ao lado da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou as votações que obteve na cidade desde 1982, quando se inscreveu para a disputa do governo do Estado. Depois, foram uma eleição para deputado federal em 1986 e cinco pleitos presidenciais, todos com vitória no município.

"Para mim é uma alegria imensa estar em Mauá outra vez, cidade que tem muito a ver com minha vida política. Aqui nessa cidade ganhei as eleições para governador em 1982, fui o mais votado para deputado em 1986, ganhei a disputa pela Presidência em 1989, em 1994 1998, 2002 e 2006. E você, Dilma, vai ganhar para presidenta em 2010", discorreu Lula, que hoje estará às 5h30 na porta da Mercedes-Benz em campanha.

Apesar da confiança do eleitorado mauaense no partido, que inclusive governou o município em algumas oportunidades, a cidade não passa por bons momentos há anos.

Há dificuldades financeiras para implementar projetos e oferecer serviços públicos de qualidade nas áreas de Saúde e Educação, principalmente. Ainda assim, a confiança no atual prefeito Oswaldo Dias (PT), que já esteve à frente do Paço anteriormente, foi expressada pelo presidente no discurso de sábado.

Região - O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, que coordena as campanhas petistas na região, tem ressaltado em discursos e entrevistas que os eleitores do Grande ABC sempre escolheram os candidatos da legenda.

"Se dependesse da nossa região, nós (petistas) já teríamos dirigido o Estado há muito tempo. Vencemos com Zé Dirceu (em 1994), Marta (Suplicy, em 1998), (José) Genoíno (em 2002)", disse na inauguração do comitê regional no dia 13. Mas os números mostram outra realidade, pelo menos no que se refere à eleição de 1994.

Já o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), que tem proximidade com os tucanos paulistas, ressalta que, como em todos os pleitos, a intenção é conquistar a vitória e, na região, não existe uma meta específica para a disputa deste ano. "Temos planejamento de Região Metropolitana."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;