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C3 é mais barato e equipado que o EcoSport
Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
21/06/2006 | 08:19
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Um tem o apelo visual de veículo fora-de-estrada, embora ofereça tração 4x2. O outro enfatiza a aparência esportiva e reforça sua vocação de compacto urbano. Apesar das diferenças, Citroën C3 XTR e Ford EcoSport FreeStyle competem por terem motorização equivalente e preços próximos – custam R$ 48.900 e R$ 54.830 respectivamente, além de virem mais equipados e valorizarem a aparência diferenciada.

O Citroën sai na frente nesse comparativo por ter mais itens de série e custar menos (o preço de lançamento deve se manter por mais dois meses). O modelo também agrada mais pela boa dirigibilidade, já que sua direção de assistência elétrica é bem mais leve e proporciona uma condução prazerosa. A direção do Ford é hidráulica.

Mais potente e com torque máximo atingido em rotações mais baixas, o C3 tem saídas melhores que o EcoSport. O Citroën tem motor 1.6 16V flexível que desenvolve 110 cv com gasolina e 113 cv quando abastecido com 100% de álcool a 5.600 rpm. O torque é de 14,5 mkgf com o combustível derivado de petróleo e de 15,8 mkgf com o vegetal, a 4.000 giros.

O rival tem propulsor também de 1,6 litro, mas de 8 válvulas, que gera 105 cv com gasolina e 110 cv com álcool a 5.500 rpm. O torque é de 14,5 mkgf (gasolina) e de 15,5 mkgf (álcool) a 4.250 rpm.

Na prática, o EcoSport sofre mais nas subidas, principalmente se o ar-condicionado estiver ligado. Os engates do câmbio também são mais duros que no Citroën.

De série, ambos contam com itens como ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, CD player, rodas de liga leve aro 15” e trio elétrico (travas, vidros e retrovisores com acionamento elétrico).

No entanto, o Citroën tem equipamentos que não estão disponíveis no rival, como bancos de couro, computador de bordo, comandos do som na coluna de direção, air bag para motorista e passageiro e freios antitravamento (ABS) com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD).

O sistema de freios conta ainda com um sistema de auxílio à frenagem de emergência (AFU). Essa função ajuda a reduzir a distância de frenagem em até 25% se o veículo estiver a 100 km/h.




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