Economia Titulo
Philips fecha fábrica de Sao José dos Campos
Do Diário do Grande ABC
23/07/1999 | 10:30
Compartilhar notícia


A Philips do Brasil comunicou oficialmente nesta sexta o encerramento das atividades da fábrica de monitores para informática em seu complexo situado em Sao José dos Campos. A unidade industrial será transferida para núcleo fabril de Manaus. O motivo apresentado pela direçao da empresa é a política de incentivos fiscais oferecida para atividades fabris na amazônia. Segundo a multinacional, isto garantirá uma competividade maior e reduzirá custos na ordem de 15%. Cerca de 170 funcionários entram em licença remunerada por um mês.

A insegurança quanto o fim das garantias estabelecidas da lei de informáticas, que termina em outubro, e os incentivos fiscais oferecidos pela Lei Hana fizeram a Philips fechar a fábrica no Vale do Paraíba. A partir de meados do ano passado, a política de atraçao industrial da Amazônia passou a conceder uma série de benefícios aos fabricantes de monitores e estimulou a empresa a rever sua posiçao em Sao Paulo.

A unidade de monitores foi inaugurada em fevereiro de 1997 e nunca chegou a produzir sua capacidade máxima, estimada em 400 mil unidades anuais. O pólo que vem sendo formado pela Philips em Manaus garantirá ainda uma economia significativa nos custos destinados a produçao. No local funcionam as fábricas de televisores, aparelhos de audio e vídeo, além da planta de componentes eletrônicos. A transferência deverá ser consumada no máximo em 60 dias. Segundo a companhia, caso a unidade transferida continuasse no Vale do Paraíba perderia seu poder competitivo e o Brasil poderia perder a produçao de monitores para computador.

Os monitores produzidos em Sao Paulo abasteciam o mercado interno de O&M e com a marca própria. Uma parte era voltada para exportaçoes. Os trabalhadores sob licença poderao ser absorvidos pela unidade de cinescópios, caso a empresa venha assinar um contrato de exportaçao com a Europa. Porém, a Philips ainda desconhece qual o percentual que seria reaproveitado em suas linhas de produçao. O sindicato dos metalúrgicos de Sao José dos Campos pretende entrar em negociaçoes com a companhia para evitar futuras demissoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;