Palavra do Leitor Titulo Artigo
Cirurgia bariátrica

Cirurgia bariátrica é a redução do estômago com ou sem alterações anatômicas intestinais

Por Do Diário do Grande ABC
26/03/2015 | 08:44
Compartilhar notícia


Artigo

Cirurgia bariátrica é a redução do estômago com ou sem alterações anatômicas intestinais visando a perda de peso e a melhora de doenças metabólicas para pacientes com quadro de obesidade mórbida.

São divididas em três grupos:

– Procedimentos restritivos que diminuem a ingestão de alimentos – banda gástrica laparoscópica ajustável ou gastrectomia vertical;

– Procedimentos disabsortivos que alteram a digestão, causando assim a má digestão e absorção incompleta do alimento, para que seja eliminado na evacuação – desvio biliopancreático ou desvio biliopancreático com derivação duodenal (duodenal switch);

– E, por último, procedimentos mistos (restritivos e disabsortivos) que diminuem a ingestão de alimentos e provocam a má digestão e a absorção incompleta do alimento, para que seja eliminado na evacuação – gastroplastia com derivação em ‘Y’ de Roux ou gastroplastia com derivação em ‘Y’ de Roux com anel de silicone.

Esses procedimentos são recomendados para pacientes com quadro de obesidade mórbida com insucesso de tratamento clínico por pelo menos dois anos. São considerados pacientes com obesidade mórbida aqueles com IMC (Índice de Massa Corporal) maior ou igual a 40 com ou sem doenças associadas, ou IMC de 35 a 40 com doenças associadas, como diabetes, hipertensão arterial e dislipidemias.

A fórmula para calcular o IMC é dividir o peso pela altura elevada ao quadrado. Resultados menores que 18,5 são considerados abaixo do peso. Entre 18,5 e 24,9 o peso é considerado normal. Entre 25 e 29,9 é sobrepeso. Obesidade grau 1 vai de 30 a 34,9. De 35 a 39,9 é considerado obesidade grau 2 e, acima de 40, obesidade grau 3.

Diante do aumento da obesidade no mundo e sabendo-se que no Grande ABC existem profissionais experientes que apresentam resultados consagrados muito positivos no tratamento cirúrgico da obesidade mórbida, o Hospital e Maternidade Brasil criou o Centro de Cirurgia Bariátrica nos moldes de um centro de excelência que visa o tratamento avançado e integrado no preparo do paciente para o tratamento cirúrgico.

Esse centro é formado por equipe multiprofissional com experiência no tratamento da obesidade mórbida, composta por cirurgiões, endocrinologista, nutróloga, nutricionista, psicóloga, enfermeira e fisioterapeuta, tendo o suporte de todas as outras especialidades do Hospital Brasil para as devidas avaliações e tratamentos necessários. O tratamento multidisciplinar é importante porque a obesidade mórbida é doença complexa associada a alterações psicológicas, comportamentais, nutricionais e doenças graves.

Ronaldo Barbosa Oliveira é cirurgião geral do Hospital e Maternidade Brasil.

Palavra do leitor

Caramujos
Gostaria de saber da Prefeitura de Santo André se está sendo feito algo para controlar os caramujos africanos, pois o Parque Escola, na Vila Valparaíso, está tomado por esses moluscos e de todos os tamanhos. O muro que cerca o parque na Rua Igarapava até parece que está sendo decorado de tanto caramujo espalhado, sem falar nas casas na redondeza, que recebem a visita desses bichos, que são transmissores de algumas doenças.
Euripes Siqueira de Aquino Junior
Santo André

Das Nações
Eu, como leitor deste Diário e desta coluna Palavra do Leitor, solicito que seja reforçado o policiamento nas ruas Oratório e Guadalupe, no Parque das Nações, da Igreja do Bonfim até a Caixa Econômica, em Santo André, no horário comercial, porque está havendo vários assaltos. Delinquentes usam bicicletas e motos.
José M. Lopes
Santo André

Sem educação
Existe terreno murado na esquina da Rua das Monções com a Rua Samuel Ribeiro, em Santo André, o qual está com muito mato e lixo e por isso está formando poças de água, o que gera o perigo de existir criadouros da dengue. Já recorri à Prefeitura, que notificou o dono, que também é proprietário de Unidade Jardim, conhecida como Pueri Domus, escola de renome. Como uma pessoa que atua na Educação não está preocupada com a Saúde pública? Quem poderia me ajudar com isso?
Patricia Helena Turim Ribeiro da Silva
Santo André

Resposta
Em relação à carta do leitor Maurício Goduto (Pelo social, dia 20), informamos que o município, por meio da Secretaria de Inclusão e Assistência Social, conta com o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua ‘Centro Pop Casa Amarela’, que oferece atendimento psicossocial, orientação e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais. Ainda conta com equipe de educadores sociais, responsáveis pela abordagem social, que visa o estabelecimento de vínculos e a sensibilização das pessoas encontradas em situação de rua para a aceitação de encaminhamento à rede de serviços de proteção social. O centro de referência localiza-se na Avenida Queiróz dos Santos, 736, Centro. O telefone do serviço de abordagem social é o 98397-9387 e pode ser acionado por qualquer munícipe.
Secretaria de Inclusão e Assistência Social – Prefeitura de Santo André

Aliados e outros
A tropa dos aliados e o PT sempre apoiaram as inconsequentes desonerações feitas por Dilma Rousseff, sem adverti-la das consequências futuras. Agora, principalmente o PT não quer assumir o ônus. Quem precisa de aliados? Quem reconhece achacadores e pilantras é porque conhece o assunto! Postalis, Funcef, Petros etc. Os mineiros que se cuidem!
Tânia Tavares
Capital

Insustentável
Já repararam que hoje em dia só se fala em golpes, falcatruas, propinas, roubos e mais roubos? Por que será? A que e a quem atribui-se tal fenômeno? Desde que o mundo é mundo sempre teve gente de tudo que é tipo, desde pessoas com desvio sexual de comportamento, estupradores, passando por saqueadores, sequestradores, bandidos que praticam assalto à mão armada e latrocínios, batedores de carteira, enfim, infinitas práticas do mal. Só que infelizmente hoje, chegou-se a níveis insustentáveis de mãos-leves. É absurdo! Não me deixem só. A luta continua cumpanheru, cumpanhera!
Edson Rodrigues
Santo André 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;