Política Titulo São Caetano
Sem partido, Eder Xavier está próximo de ir para o PTC

Vereador de S.Caetano revela diálogo adiantado com legenda pela qual concorreu ao Estado

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
25/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Vereador em primeiro mandato em São Caetano e sem partido desde a saída do PCdoB no ano passado, o governista Eder Xavier está perto de acertar ida para o PTC, em projeto dentro do arco de alianças do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB).

Eder revelou conversas adiantas com a sigla pela qual foi candidato ao governo do Estado na eleição de 2006, ficando na 11ª posição, com 6.047 votos. “Vamos conversar com o prefeito, está nas mãos dele a montagem (do grupo que disputará a reeleição)”, discorreu o parlamentar, que contou também ter recebido sondagens do PSC.

O advogado disse que sua candidatura à reeleição passa necessariamente pelo crivo do prefeito, incluindo montagem de chapa e escolha partidária. Segundo ele, todo debate tem de ser em torno do reforço da empreitada de renovação de mandato de Pinheiro. “Entendo que o arco de aliados do Paulo precisa ser fortalecido. Então, fizemos um diálogo neste sentido e espero que me ajude na decisão de qual legenda vai mais agregar para o processo de sucessão municipal.”

Eleito em 2012 com 1.247 votos, Eder afirmou que a tribuna livre é sua principal proposta. O projeto foi aprovado no ano passado e permite que munícipes previamente inscritos tenham uso da palavra para tratar assuntos diversos. “Um mandato só não dá para colocar seus ideais, ainda mais quando você precisa dos pares para conseguir aprovar projetos. No entanto, a aprovação do uso da tribuna é um legado porque dá esse direito à população de interagir direto com a política da cidade”, detalhou.

Como meta, Eder antecipou que já está trabalhando pela construção de sua candidatura à reeleição na Casa. Entre as proposituras que pretende defender em eventual novo mandato, o parlamentar contou sobre projeto de estacionamentos na cidade. “Temos hoje estudo muito bem elaborado que registra que São Caetano tem em média diária 28 mil automóveis estacionados. Isso dificulta demais, tendo em vista que somos o quarto menor município do País. Além disso, proporciona muito trânsito, que gera poluição. Então, o projeto é buscar imóveis pela cidade e, por meio de PPP (Parceria Público-Privada), conseguir a viabilização de 58 estacionamentos, podendo ser verticais. Dentro deles, viabilizar shopping a céu aberto.”

Para Eder, essa medida conseguirá fortalecer o setor do comércio que, segundo ele, nunca foi potência, proporcionando mais arrecadação ao município. “São Caetano dependente em receita. Nos últimos dez anos tivemos recuo em 16% (da arrecadação). Plano como esse proporcionará alternativa”, complementou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;