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Estado implanta modelo de reforço em Português e Matemática para alunos

Atividades serão desenvolvidas por meio de jogo virtual durante dez semanas até junho

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
25/03/2015 | 07:00
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A Secretaria Estadual da Educação oferecerá, a partir de abril, novo modelo de reforço de Português e Matemática para estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. A ideia é que os alunos que apresentarem dificuldade recebam uma aula a mais das duas disciplinas duas vezes por semana durante dez dias.

A quantidade de estudantes beneficiados com a medida dependerá do resultado de prova diagnóstica que está sendo realizada nas unidades de ensino, além dos resultados das avaliações bimestrais dos jovens. “A partir dos resultados desse diagnóstico, conseguimos identificar as fragilidades dos alunos e inseri-los ou não no reforço”, destaca a coordenadora de gestão da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Ghisleine Trigo Silveira.

A orientação é para que as aulas extras sejam realizadas antes ou depois da grade curricular normal. As atividades estão programadas para ocorrer até 26 de junho. “Ao fim deste primeiro semestre vamos avaliar os resultados e também como os meninos receberam o programa, na expectativa de dar continuação a esse modelo”, observa Ghisleine.

Os participantes vão contar com a ajuda de jogo virtual para desenvolver os exercícios. “O aluno terá um conjunto de missões para concluir, sendo uma por semana, e ganha pontos à medida em que finaliza as tarefas. Nossa intenção é estimular a frequência nas aulas de forma lúdica, porque esta é uma geração digital”, comenta a coordenadora de gestão da Educação Básica. Os exercícios complementares podem ser feitos em qualquer computador, inclusive nas salas do Acessa Escola das unidades, o que amplia o tempo de estudo.

As escolas interessadas no programa de reforço têm até sexta-feira para se cadastrar. Já os professores que se candidatarem para dar as aulas passarão por formação específica, além de receberem material de apoio.




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