Memória Titulo Memória
Os canteiros e os trabalhadores de Ribeirão Pires

O aniversariante Ribeirão Pires foi o segundo povoado em crescimento na região

Por Ademir Medici
21/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O aniversariante Ribeirão Pires foi o segundo povoado em crescimento na região, no final do século 19. Perdia só para a sede, a Vila de São Bernardo. Manteve a posição até os primeiros dias do século 20. A classe trabalhadora mais organizada vinha das pedreiras de Ribeirão Pires, onde Vicente Stanziani trabalhava.

Vicente veio criança da Itália, com o pai Raphael e os irmãos Donato e Alberico. A mãe Vincenza e as irmãs Ana Rosa e Ágata vieram um ano e pouco depois, desembarcando em Santos em 20-12-1888. A família Stanziani, reunida, passa a residir em Ribeirão Pires. Eram todos originários da Vila de Santa Maria, Chieti, Província de Abruzzo.

O trabalho em Ribeirão Pires e sua evolução, dos canteiros, oleiros, lavradores às profissões que viriam. Mais uma boa pauta para a história local.

A FOTO

A imagem de hoje já saiu em Memória, edição de 3-10-1989. Foi cedida por Hercilio, filho do canteiro Vicente Stanziani e reproduzida pelo seu sobrinho, o museólogo Wilson Stanziani. Vicente trabalhou em várias pedreiras, em Ribeirão, Santo André e bairro do Brás.

Hoje

- Dia internacional para a eliminação da discriminação racial.

- Dia internacional das florestas.

Santos do dia

- São Nicolau de Flue (1417-1487). Eremita suíço. Conselheiro espiritual e moral. Por 19 anos viveu numa cabana, alimentando-se exclusivamente da Sagrada Comunhão.

- Santúcia

- Lupicinio

- Berilo

Jubileu Baeta Neves

Hoje, o segundo dia do tríduo comemorativo dos 60 anos de fundação da Paróquia São José, no bairro Baeta Neves. Missas nos horários habituais. Quermesse após a missa das 19h.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 21 de março de 1985 – ano 27, nº 5779

Manchete –Tancredo reage bem à nova cirurgia. Causa: obstrução do intestino

- Clima de tensão domina o Planalto.

- Corrente de preces pelo presidente em São João Del Rey.

Santo André – Vereadores afirmam: emancipação de Utinga é golpe.

Futebol – Copa São Paulo. Ontem, na Rua Javari: Juventus 1, EC São Bernardo 1.

- EC Santo André contrata o goleiro Solitinho, do Corinthians.

Em 21 de março de...

1885 – Nomeada comissão para escolha do terreno onde será construído edifício destinado à Hospedaria dos Imigrantes, em São Paulo.

1915 – Futebol. Em Santo André, Brasil local 6, Itália, da Capital, 1; Operário local 1, Lazio, da Capital, 0; em São Caetano, São Caetano 2, União Fluminense 1 (5 a 0 para os visitantes na preliminar).

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Violento combate de artilharia no vale do Aisne’.

1945 – O médico andreense Mario Degni é nomeado o primeiro assistente na cadeira de técnica cirúrgica da Faculdade de Medicina de São Paulo.

1970 – Começa o Campeonato Industrial de Futebol de Mauá, com as seguintes empresas representadas: Alcace, Cofap, Coca-Cola, Copalam, Ibrape, Liquigás, Philips, Pigmentos e Refinaria União, mais uma equipe denominada Comércio.

1975 – Invadida, pela madrugada, a sede da Liga de Futebol de São Bernardo, no Estádio de Vila Euclides. Levados apenas um livro de atas da comissão técnica e um da junta disciplinar.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flashback, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e notícias no tempo.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. Um tema ligadíssimo ao Grande ABC: as nossas casas bandeiristas. E mais: a história de Gregório de Matos, que viveu no século 17 e é considerado o primeiro poeta brasileiro; Robert Plant, vocalista do Led Zepellin, ídolo do rock que arrasta pessoas de todas as idades a seus shows; e o grupo Kiss volta ao Brasil para mais uma turnê. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, em novo horário, 10h.

BANDEIRANTES AM (840) E FM (90,9). Memória. Em pauta, o Repórter Esso (1º de dois programas – ler em destaque). Nesta audição, uma edição do programa “Caricaturas”, na década de 1940, com o perfil de Heron Domingues, o mais famoso dos vários apresentadores do Repórter Esso. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

A história do Repórter Esso

Texto: Milton Parron

O Repórter Esso foi criado para fazer a propaganda de países das Américas sobre a participação norte-americana na Segunda Guerra. Era uma síntese noticiosa de cinco minutos rigidamente cronometrada, a primeira de caráter global, transmitida em 14 países do continente americano por 59 estações de rádio, constituindo-se na mais ampla rede radiofônica mundial.

O noticioso se especializou em divulgar principalmente notícias ligadas ao modo de vida americana da época, conhecida como american way of life. Os informes fornecidos pela agência noticiosa United Press International destacavam muito a evolução das guerras nas quais os EUA se envolviam.

Vários profissionais se notabilizaram como apresentadores do Repórter Esso, o mais célebre deles Heron Domingues. Entre outros, no Rio e São Paulo, também foram apresentadores daquele noticioso, Casimiro Pinto Neto, Raul Duarte, Kalil Filho, Gontijo Teodoro e Luis Jatobá, Roberto Figueiredo e Dalmácio Jordão.

Repórter Esso no rádio: de 28-8-1941 a 31-12-1968.

Repórter Esso na TV: de 1-4-1952 a 31-12-1970. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;